Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    DPU em Vitória entrega certificados do Concurso de Redação em prisões do ES

    há 6 anos

    Vitória - Dando continuidade à entrega da premiação do 3º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), realizado em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a DPU em Vitória concluiu, nessa segunda (14), o cronograma de entrega dos certificados de participação em oito unidades prisionais no interior do estado.

    Nesta edição, o tema foi Mais Direitos, Menos Grades, a fim de colocar em debate questões relacionadas à educação e à cidadania. No total, concorreram 6.607 redações em quatro categorias, sendo 5.044 de estudantes internos do sistema prisional.

    Importante salientar a participação do Estado do Espírito Santo neste 3º Concurso de Redação. Na categoria III, o Estado do Espírito Santo obteve o segundo maior percentual de participação, 17%. Nas categorias I e IV, o terceiro maior percentual de participação, 11,5% e 13,5%, respectivamente.

    No que pertine à Categoria IV, merece registro a redação de W.P.S., que nos termos do § 1º, do artigo 2º do edital do 3º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União, foi considerada redação destaque em âmbito nacional.

    23/04 - Barra de São Francisco
    A Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF) foi a primeira unidade a fazer a cerimônia de entrega dos certificados, contando com a presença de Karina Rocha Mitleg Bayerl, defensora pública federal e membro titular do Conselho Penitenciário Estadual; Ulisses Reisen de Oliveira, diretor de Assistência Jurídica do Sistema Penal e presidente do Conselho Penitenciário Estadual; Makssuel Delevidove, diretor da unidade; Edilena Cirilo de Paula Lopes, superintendente regional de educação; e Girlene Rodrigues Barbosa, diretora da Escola Referência.

    O diretor da PRBSF, Makssuel Delevidove, agradeceu as autoridades presentes, os técnicos e inspetores da unidade, pois, segundo ele, “o trabalho em equipe gera bons resultados e essa solenidade vem destacar a importância do desenvolvimento de uma educação de qualidade ofertada na unidade”.

    26/04 – Colatina
    Colatina contou com três cerimônias de entrega. A primeira delas aconteceu no Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), que contou com a presença de Maria Aparecida de Freitas Albuquerque, diretora de unidade; Pamela Castro Dias; diretora adjunta; Fernanda Aguida Lievore, chefe de segurança; Klécia Rizzoli Rossoni dos Santos; diretora da EEEFM "Lions Club de Colatina”; Maria da Penha Corona, pedagoga do turno matutino da escola do CPFCOL; e Maria de Lourdes Bulhões Correa, professora de Língua Portuguesa da escola do CPFCOL.

    Em seguida a defensora pública federal, membro titular do Conselho Penitenciário do Estado do Espírito Santo, Karina Rocha Mitleg Bayerl, e o presidente daquele colegiado, Ulisses Reisen de Oliveira, se dirigiram à Penitenciária de Segurança Média de Colatina (PSMECOL), contando com a presença de Mário Giurizatto, diretor da unidade; Richard de Souza Tancredo, diretor adjunto; Filipe Farage Pretti, chefe de segurança; Klécia Rizzoli Rossoni dos Santos, diretora da EEEFM Lions Club de Colatina; Fabiana Dalla Bernardina Frassi e Maria de Lourdes Bulhões Correia, professoras de Língua Portuguesa.

    Merece destaque, na PSMECOL, o fato de a cerimônia ter sido conduzida por um dos internos, que contou com participação de alguns internos convidados. Por fim, foi realizada a entrega dos certificados na Penitenciária Semi Aberta de Colatina (PSMCOL), contando com a presença de Luiz Felipe Wotkoski Coffler, diretor adjunto, e Schayan Alves de Oliveira, chefe de segurança.

    Nas três unidades de Colatina estiveram presentes Karina Rocha Mitleg Bayerl, defensora pública federal e membro titular do Conselho Penitenciário Estadual, e Ulisses Reisen de Oliveira, diretor de Assistência Jurídica do Sistema Penal e presidente do Conselho Penitenciário Estadual, que coordenaram os trabalhos.

    07/05 - São Mateus
    Na Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), estiveram presentes Karina Rocha Mitleg Bayerl, defensora pública federal e membro titular do Conselho Penitenciário Estadual; Ulisses Reisen de Oliveira, diretor de Assistência Jurídica do sistema Penal e Presidente do Conselho Penitenciário Estadual; Antônio Fachetti, juiz da Vara de Execução Penal de São Mateus; Flávio de Oliveira Ogione, diretor da Penitenciária Regional de São Mateus; Gilmar Rodrigues, diretor adjunto da Penitenciária Regional de São Mateus; Aline Ozório, diretora adjunta da Penitenciária Regional de São Mateus; Angela Bissoli, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Ceciliano Abel de Almeida; João Coelho, presidente do Conselho da Comunidade; e Silvia Moreira Franco Garcia, subgerente de Educação nas Prisões da Sejus.

    O diretor da Penitenciária Regional de São Mateus, Flávio de Oliveira Ogione, destacou que o concurso é mais uma iniciativa que estimula a leitura entre os detentos, ressaltando que “esse tipo de ação complementa iniciativas desenvolvidas na unidade como o projeto de remição pela leitura”.

    10/05 – Linhares

    Os internos da Penitenciária Regional de Linhares (PRL) foram recebidos no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) para a cerimônia de entrega dos certificados. Participaram da solenidade Karina Rocha Mitleg Bayerl, defensora pública federal e membro titular do Conselho Penitenciário Estadual; Ulisses Reisen de Oliveira, diretor de Assistência Jurídica do Sistema Penal e Presidente do Conselho Penitenciário Estadual; Nelson Rodrigues Pereira Merçon, diretor do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares; Geanderson de Oliveira Carvalho, diretor adjunto do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares; Vinicius de Mendonça Narcizo, diretor da Penitenciaria Regional de Linhares; Dylean Ferreira, diretor adjunto da Penitenciaria Regional de Linhares; Valeska Mesquita Pessotti Bassetti, juíza da Vara de Execução Penal de Linhares; Emmanoel Archanjo de Souza Gagno, promotor de Justiça; Dulce Aborghetti dos Santos, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Manoel Abreu; e Silvia Moreira Franco Garcia, subgerente de Educação nas Prisões da Sejus e alguns internos convidados.

    14/05 – Cachoeiro de ItapemirimNo Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim e na Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim, participaram da entrega dos certificados Karina Rocha Mitleg Bayerl, defensora pública federal e membro titular do Conselho Penitenciário Estadual; Ulisses Reisen de Oliveira, diretor de Assistência Jurídica do Sistema Penal e Presidente do Conselho Penitenciário Estadual; Silvia Moreira Franco Garcia, subgerente de Educação nas Prisões da Sejus; Rosalva Nogueira Santos Silva, juíza da Vara de Execução Penal de Cachoeiro de Itapemirim; Julia Oliveira da Silva, diretora da escola Inah Verneck; e Basílio Coelho Machado, professor de Língua Portuguesa responsável pela coordenação da produção das redações, sendo recebidos pela Diretora Leida Maria Ayres e pelo Diretor Márcio, respectivamente.

    Para Basílio Coelho Machado, “foi um desafio muito grande trabalhar um tema tão caro à sociedade [Mais Direitos Menos Grades], que demonstra uma opção corajosa da DPU ao decidir levar para dentro dos presídios a discussão dos direitos humanos e da cidadania, sob o ponto de vista do apenado. O material de trabalho, muito rico e abrangente, ofereceu alternativas aos educandos de seguirem diferentes linhas de raciocínio, dentro da realidade de cada um.”

    O diretor de Assistência Jurídica do Sistema Penal e presidente do Conselho Penitenciário Estadual, Ulisses Reisen de Oliveira, elogiou a organização das cerimônias de entrega organizadas pelas unidades, bem como o envolvimento das equipes. “Há muitos projetos e soluções plenamente viáveis para a concretização dos objetivos a serem alcançados. Acredito nesse projeto da Defensoria Pública da União, que merece ser contemplado e avaliado de forma prioritária por todo sistema de Justiça, pela política criminal e pela sociedade civil, para que possamos alcançar medidas de forma célere e eficaz", afirmou.

    Segundo a defensora pública federal Karina Rocha Mitleg Bayerl, as cerimônias de entrega dos certificados surpreenderam pelo envolvimento das equipes das unidades e pelo cuidado nos detalhes com que foram organizadas. “Tenho me emocionado a cada cerimônia, percebendo o envolvimento das equipes das unidades e de educação, fato que faz com que não restem dúvidas quanto ao acerto da inovação trazida pelo 3º Concurso de Redação, que criou as categorias III e IV, para internos em cumprimento de medida socioeducativa e do sistema prisional, respectivamente, quando observamos, além do percentual de participação, toda mobilização que é feita nas unidades para a realização do concurso, e posteriormente para a entrega dos certificados.”

    Para o mês de junho está prevista a entrega dos certificados nas unidades da Grande Vitória.

    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4488
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações382
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-em-vitoria-entrega-certificados-do-concurso-de-redacao-em-prisoes-do-es/577909553

    Informações relacionadas

    Defensoria Pública da União
    Notíciashá 6 anos

    DPU premia vencedores do 3° Concurso de Redação

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)