Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    DPU garante na Justiça cirurgia para assistida com aneurisma cerebral

    há 6 anos

    Brasília – A Justiça Federal deferiu pedido de tutela de urgência recursal em favor de R.N.O., assistida da Defensoria Pública da União (DPU) que necessitava de cirurgia de embolização de aneurisma cerebral com colocação de stent divisor de fluxo, material não fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação, em face da Universidade Federal do Maranhão e outros órgãos, requeria o imediato fornecimento de materiais necessários para realização do procedimento cirúrgico e a internação da paciente no Hospital Universitário (HUUFMA).

    Inicialmente, a liminar havia sido indeferida pelo juízo da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Maranhão, sob o fundamento de que o procedimento cirúrgico havia sido classificado como opcional, podendo ser programado, não caracterizando urgência e emergência. Após interposição de recurso da DPU em defesa da assistida, o Tribunal Regional da Primeira Região (TRF1) reformou a decisão, ao considerar que, embora opcional a cirurgia, o médico responsável pelo tratamento da paciente havia atestado a existência de risco de morte caso o procedimento não fosse realizado.

    A Justiça Federal deferiu o pedido de tutela de urgência recursal, determinando que as agravadas forneçam imediatamente, em caráter solidário, os insumos necessários à realização da cirurgia, observando-se a prescrição médica quanto à quantidade de materiais imprescindíveis ao ato cirúrgico, bem como que promovam a internação e todos os procedimentos necessários à intervenção cirúrgica, no HUUFMA ou em hospital particular, sem qualquer ônus à paciente.

    De acordo com o entendimento da Justiça Federal, dentro desse contexto, deve prevalecer a garantia constitucional do direito à vida e do direito à saúde, principalmente ao paciente que não tem condições de custeá-lo, devendo a União, Estados, Município e o Distrito Federal disponibilizar o tratamento ou o meio mais eficaz e adequado ao caso concreto.

    LVR/KNM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações165
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-garante-na-justica-cirurgia-para-assistida-com-aneurisma-cerebral/601060465

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)