Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    DPU impede restrição de visitas íntimas em presídios federais

    há 7 anos

    Brasília – A Defensoria Pública da União (DPU) conseguiu reverter a restrição ao direito a visitas íntimas nos presídios federais, estabelecida pela Portaria nº 718/2017 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que garantia o direito somente aos presos colaboradores ou delatores premiados.

    Por meio de uma ação civil pública (ACP), a Defensoria obteve na Justiça a decisão favorável à anulação de parte da portaria, que trata sobre o direito dos presos do Sistema Penitenciário Federal à visita íntima e também estabelecia que o preso que se divorciasse, separasse ou dissolvesse união estável ficaria 12 meses sem visita íntima de novo cônjuge ou companheiro.

    A juíza federal Edna Márcia Silva Medeiros Ramos decidiu que “tal previsão indistintamente aplicada viola o princípio da individualização da pena, uma vez que suspende um direito reconhecido pela Administração Pública, sem que haja uma justificativa relacionada ao comportamento do encarcerado."

    Uma das preocupações da DPU era a de que a proibição das visitas íntimas pudesse acirrar o clima de tensão dentro das penitenciárias devido ao tratamento desigual entre os presos e, com isso, gerar rebeliões violentas.

    Para o defensor regional de direitos humanos, Alexandre Mendes Lima de Oliveira, “a pretexto de regulamentar um direito, não se pode simplesmente retirá-lo da esmagadora maioria de seus titulares e conferi-lo como privilégio a uma pequena parcela, sob a presunção de que todos os presos utilizam ou irão utilizar a visita íntima para fins ilícitos. A vedação só deve ocorrer para aqueles que comprovadamente abusarem desse direito, observando o devido processo legal, com direito de defesa”.

    Assinaram a ACP os defensores públicos federais Alexandre Mendes Lima de Oliveira, Alexandre Benevides Cabral, Amadeu Alves de Carvalho Júnior e Ana Paula Villas Boas.

    JCS/MRA
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4482
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações118
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-impede-restricao-de-visitas-intimas-em-presidios-federais/510951797

    Informações relacionadas

    Defensoria Pública da União
    Notíciashá 7 anos

    DPU ajuíza ACP contra restrição de visitas íntimas em presídios federais

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 6 anos

    Restringir visita íntima em presídio fere direito individual dos presos à reinserção social

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 5 anos

    Projeto de lei extingue direito de visita íntima do preso

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)