Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    DPU no Recife obtém revisão de aposentadoria por tempo especial para cidadão

    há 6 anos

    Recife – C.D.F.S. conseguiu revisão de sua aposentadoria após a atuação da Defensoria Pública da União (DPU) no Recife. A Justiça Federal em Pernambuco reconheceu que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve revisar a renda mensal inicial (RMI) da aposentadoria por contribuição do assistido, considerando o tempo especial trabalhado como vigilante.

    A defensora pública federal Fernanda Marques Cornélio, titular do 6º Ofício Previdenciário, propôs ação para fins de revisão da renda inicial do benefício de aposentadoria por tempo de contribuição, mediante a conversão de tempo de serviço prestado sob condições especiais em tempo de serviço comum, com o pagamento das parcelas retroativas devidas desde 5 de novembro de 2008.

    De acordo com Marques, ficou demonstrada a necessidade de revisão em análise da Carta de Concessão/Memória de Cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição. “Foi observado que, enquanto a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e demais documentos indicam que C.D.F.S. completou tempo de contribuição superior a 44 anos, o INSS contabilizou apenas 35 anos. Ele possui um tempo de contribuição superior ao apurado pela autarquia, o que lhe garantiria o direito a uma aposentadoria mais vantajosa do que a concedida”, sustentou a defensora.

    A juíza federal Daniela Zarzar Pereira de Melo Queiroz, titular da 30ª Vara da Seção Judiciária de Pernambuco, condenou a autarquia previdenciária ao pagamento das diferenças devidas desde 5 de novembro de 2008 até o início do pagamento do benefício, observada a prescrição quinquenal. “A dívida deverá ser corrigida com atualização pelos índices oficiais de remuneração básica e juros aplicados à caderneta de poupança, nos termos do art. 1.º¬F da Lei n.º 9.494/97, com a redação modificada pela Lei n.º 11.960/2009, a partir de cada vencimento”, sentenciou a magistrada.

    JRS/FPM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4489
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações63
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-no-recife-obtem-revisao-de-aposentadoria-por-tempo-especial-para-cidadao/558506238

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)