Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    DPU obtém anulação de sentença desfavorável a assistido

    há 6 anos

    Belém - Após um período de análise, os juízes da Segunda Turma Recursal, da Seção Judiciária do Pará e Amapá, decidiram anular uma sentença desfavorável para um homem que precisa tratar de uma doença ocular. O fato ocorreu depois de a Defensoria Pública da União (DPU) em Belém entrar com um recurso contra a medida. Desde 2014, L.P.O. vem lutando na Justiça para conseguir a aplicação de um medicamento.

    O assistido sofre de miopia degenerativa em caráter irreversível no olho esquerdo e baixa visão no lado direito. Como tratamento, L.P.O. precisa da aplicação de um remédio chamado Lucentis, não disponibilizado pelo sistema público de saúde. Por não ter condições financeiras de comprar o medicamento de alto custo e não encontrar solução nas instituições do estado, restou ao assistido busca pela ajuda da DPU.

    Para a Justiça, os pedidos de fornecimento e aplicação do remédio feitos pela Defensoria não tinham fundamento. Em março de 2015 a solicitação de tutela antecipada foi indeferida. A sentença emitida em novembro do mesmo ano foi julgada como improcedente, e os embargos de declaração ingressados em 2016 pela DPU também foram rejeitados.

    A situação apenas foi alterada após a Defensoria entrar com um recurso contra o resultado da sentença. Na análise, os juízes da Segunda Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Pará e Amapá decidiram, por unanimidade, anular a sentença desfavorável a L.P.O. Os magistrados argumentaram que é preciso realizar uma perícia médica para verificar a necessidade do uso do medicamento.

    Para o defensor público federal Marcos Teixeira, titular do 3º Ofício Cível, a anulação da sentença sustenta as teses levantadas pela DPU. “Como cediço nem o Defensor, nem o juiz tem formação em medicina, assim, em casos como este, é imprescindível a colheita de manifestação técnica especializada, para que o magistrado possa decidir de forma realmente fundamentada”, declara.

    MP/MRA
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-obtem-anulacao-de-sentenca-desfavoravel-a-assistido/597502591

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)