Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    DPU obtém decisão para evitar perda imediata de imóvel de assistida no Ceará

    há 8 anos

    Fortaleza – M.C.A.M. buscou a Defensoria Pública da União (DPU) para recorrer da decisão do juiz da 4ª Vara da Seção Judiciária do Ceará, que havia concedido o pedido do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de perda antecipada do imóvel da assistida, que serve de moradia à família dela.

    A assistida é proprietária e residente de imóvel, no município de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza. A área onde ela e a família residem foi declarada como de utilidade pública, tendo sido solicitada, pelo Departamento, a sua desapropriação.

    M.C.A.M. denunciou à DPU que a desapropriação estava ocorrendo sem a devida compensação pela perda de sua propriedade e moradia e sem considerar a área total desapropriada e as benfeitorias realizadas nela. Ela declarou, ainda, que o valor do imóvel orçado pelo DNIT estava bem abaixo do preço do metro quadrado comercializado na região e que não conseguiria adquirir outra moradia para a sua família com o valor ofertado.

    No intuito de preservar o direito fundamental da assistida à moradia, bem como ao recebimento prévio da justa indenização pela perda de sua residência e propriedade, a Defensoria Pública de União requereu a concessão do efeito suspensivo da decisão, alegando que a manutenção desta acarretaria risco de dano irreparável.

    Em decisão, proferida em 28 de março, o desembargador federal Élio Siqueira Filho declarou que, na situação apresentada, teria de ser observada a garantia constitucional da justa e prévia indenização, em razão da existência de indícios de que o bem teria sido subavaliado pelo ente público expropriante. O magistrado concedeu a suspensão da decisão pela desapropriação antecipada do imóvel da assistida, fundamentado na Lei nº 8.629/93, que estabelece que "a justa indenização deverá refletir o preço atual de mercado do imóvel em sua totalidade”.

    ABR/MRA
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-obtem-decisao-para-evitar-perda-imediata-de-imovel-de-assistida-no-ceara/364236599

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)