Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    DPU pede ao CNJ que pessoas trans sem cirurgia possam retificar registro

    há 8 anos

    Brasília - Um pedido de providências encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) requer que pessoas trans possam mudar o nome em cartório sem a necessidade de ação na Justiça ou cirurgia de redesignação sexual. O documento é de autoria do Grupo de Trabalho Identidade de Gênero e Cidadania LGBTI da Defensoria Pública da União (DPU).

    De acordo com o pedido, “a lei não prevê nenhuma condicionante para o exercício do direito à identidade pessoal e à inclusão social, portanto, não devem os cartórios extrajudiciais criar óbice para a retificação dos registros públicos, ainda mais com fundamento numa suposta necessidade de realização de cirurgia de transgenitalização”.

    O documento da DPU ainda destaca que “essa imposição, além de violar os direitos e garantias fundamentais acima discutidos, também contraria enunciados aprovados por este próprio Conselho Nacional de Justiça”.

    A defensoria também argumenta que, “dentre os direitos e garantias fundamentais, está estampado no caput do Artigo da Constituição de 1988 o Princípio da Isonomia, pelo qual, ‘todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza [...]’. Da mesma forma, observa-se no Artigo 3º da mesma carta, Inciso IV, que traz como um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil “promover o bem a todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

    Entre os problemas na dificuldade em conseguir a mudança no registro está o preconceito sofrido pelas pessoas trans. De acordo com o pedido de providências, “a violação às garantias fundamentais e às normas de cunho programático devem ser repelidas e reparadas com a maior brevidade possível. As ofensas diárias à dignidade da pessoa humana e o risco de morte das pessoas trans, por si só, garantem as providências cautelares do CNJ”.

    Pedido de Providências 0005184-05.2016.2.00.0000

    ALR/DSO
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações275
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-pede-ao-cnj-que-pessoas-trans-sem-cirurgia-possam-retificar-registro/387971767

    Informações relacionadas

    Priscila Aguiar, Estudante de Direito
    Notíciashá 11 anos

    Resolução nº 175, de 14 de maio de 2013

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)