Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    DPU relembra atuações de destaque no Dia da Visibilidade Trans

    há 6 anos

    Brasília – Em 29 de janeiro celebra-se o Dia da Visibilidade Trans, data em que se discutem os desafios para o alcance da cidadania plena de pessoas travestis e transexuais. Para atuar com mais eficácia na defesa dos direitos dessa população, inclusive na tutela coletiva, a Defensoria Pública da União (DPU) conta, desde 2015, com o Grupo de Trabalho Identidade de Gênero e Cidadania LGBTI (GT LGBTI).

    As pessoas trans ainda encontram grande dificuldade de acesso à educação, ao trabalho e à saúde, além de sofrerem com a violência e o desrespeito diariamente. De acordo com o defensor público federal e coordenador do GT LGBTI, Erik Palácio Boson, “a celebração deste dia traz à tona a existência das pessoas trans e com isso a existência da necessidade de o poder público olhar para a questão, de pensar em políticas públicas específicas e lutar contra todo tipo de violência que essa população tem enfrentado”.

    Atualmente a DPU tem centenas de demandas de pessoas trans, em diversas unidades do país, pleiteando, por exemplo, mudança do nome social e do sexo no registro civil. Exemplo é o caso de L.P., em que a DPU atuou no ano de 2014. A mulher, trans, obteve deferimento de uma corte estrangeira para mudança do nome e sexo. A sentença foi Tribunal da Comarca de Hamburgo, na Alemanha. Outro caso de relevância foi o da liminar obtida contra a União Federal e o Estado de São Paulo no sentido de garantir à população carcerária trans o direito a tratamento hormonal gratuito.

    Violência

    Em pesquisa realizada pela ONG Transgender Europe, o Brasil é o líder mundial de violência contra a população transexual. Em um período de sete anos, mais de 800 transexuais foram mortos no país, o que expõe um cenário de grave intolerância. A questão foi levada pela DPU à Corte Interamericana de Direitos Humanos durante o III Encontro do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans), que ocorreu em julho de 2017 no Distrito Federal.

    Capacitação

    A DPU, representada por membros do GT LGBTI, participou em 2017 de capacitação em direitos humanos pra pessoas trans, no Rio de Janeiro, com a coordenação de Alessandra Ramos MakKeda, tradutora de líbras, mulher trans e ativista em direitos humanos.

    GT Identidade de Gênero e Cidadania LGBTI

    A Defensoria Pública da União articula a defesa da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais, principalmente em causas coletivas e apor meio do Grupo de Trabalho Identidade de Gênero e Cidadania LGBTI.

    “O GT LGBTI atua com uma preocupação nacional e até internacional. Nós trabalhamos na questão da retificação de registro das pessoas trans tentando assegurar que não haja nenhuma restrição ao procedimento por conta de exigências como a terapia de hormonização ou cirurgias”, destacou Boson. O defensor afirmou que a DPU tem realizado audiências públicas sobre temas de interesse da população trans e atuado no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como amicus curiae (expressão em latim que designa a instituição que fornece subsídios às decisões de um tribunal) em processos no Supremo Tribunal Federal (STF).

    LVR/KNM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4482
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-relembra-atuacoes-de-destaque-no-dia-da-visibilidade-trans/539518113

    Informações relacionadas

    Defensoria Pública da União
    Notíciashá 5 anos

    DPU participa de ação no RJ pelo Dia da Visibilidade Trans

    André Jales Falcão Silva, Advogado
    Artigoshá 11 meses

    Acesso à Justiça para Pessoas Trans: Obstáculos e Soluções

    [Modelo] Ação de Reparação de Danos Morais por Negativação Indevida, com pedido liminar

    Defensoria Pública de Pernambuco
    Notíciashá 5 anos

    DIA NACIONAL DA VISIBILIDADE TRANS

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)