Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Duas pessoas são condenadas em Rio Grande (RS) por crime ambiental contra espécie de tubarão ameaçada de extinção

    Acusadas foram flagradas beneficiando 300 quilos de cação-anjo

    Duas acusadas pelo beneficiamento de 300kg de cação-anjo – cuja captura é proibida por ser espécie ameaçada de extinção – foram condenadas à pena privativa de liberdade, em ação ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Rio Grande (RS).

    Em março de 2018, a Patrulha Ambiental da Brigada, em conjunto com agentes do Ibama, flagrou o beneficiamento de peixes nos fundos da residência pertencente a uma das denunciadas. Do total de 947 kg de pescado, 300 kg consistiam do espécime cação-anjo. Tal espécie está presente na Lista Nacional das Espécies de Invertebrados Aquáticos e Peixes Ameaçados de Extinção, conforme instrução normativa do Ministério do Meio Ambiente.

    A região sul do Estado abriga um ecossistema essencial para a reprodução e crescimento de espécies responsáveis por repovoar as zonas pesqueiras adjacentes. O cação-anjo, objeto deste caso, tem ciclo reprodutivo de 3 anos e cada fêmea reproduz-se no máximo 4 vezes durante a vida, tendo a sobrepesca da espécie levado a seu lançamento na lista de extinção, pelo que se afigura imprescindível a fiscalização realizada pelo Ibama e pela Patram e também pela coletividade, disse Daniel Dalberto, procurador da República de Rio Grande.



    trâmite processual, respeitado o devido processo legal, demorou menos de dez meses entre a ocorrência do fato e a prolação da sentença condenatória.

    Íntegra da sentença

    • Publicações1345
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/duas-pessoas-sao-condenadas-em-rio-grande-rs-por-crime-ambiental-contra-especie-de-tubarao-ameacada-de-extincao/665564041

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)