Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    É ilegal desconto salarial para cobrir prejuízo sofrido em assalto a caminhão da empresa

    Se não ficou comprovada a culpa do motorista no assalto ao caminhão da empresa, não pode haver desconto salarial relativo às mercadorias roubadas. Isto porque, o empregador não pode transferir ao empregado os riscos do empreendimento e nem atribuir a ele responsabilidade por fato alheio à sua vontade. Assim se pronunciou a 5ª Turma do TRT-MG ao negar provimento a recurso da empresa ré. O juiz relator, Rogério Valle Ferreira, destacou que descontos dessa natureza não são autorizados por lei ou norma coletiva e ferem o princípio da intangibilidade do salário.

    Em sua defesa, a reclamada alegou que descontou a importância de R$ 1.242,36, relativa ao prejuízo sofrido com o roubo, porque o empregado agiu com falta de zelo e descumpriu as instruções recebidas. O desconto foi registrado sob a rubrica "adiantamento", mas a prova testemunhal confirmou que a origem deste foi mesmo o assalto sofrido pelo reclamante. Apurou-se ainda que o cofre do caminhão não era grande o suficiente para guardar todos os cheques e o dinheiro recolhidos durante a rota.

    Pelo teor da decisão, só é lícito o desconto do valor equivalente ao dano causado em caso de dolo (dano intencional) comprovado ou em caso de culpa do empregado, se houver acordo prévio nesse sentido, sendo que tais circunstâncias não ficaram provadas no caso. Diante desses fatos, a Turma manteve a condenação da reclamada à restituição do valor ilegalmente descontado do salário do ex-empregado no acerto rescisório.

    ( RO nº 01018 -2006-032-03-00-0 )

    • Publicações8632
    • Seguidores631515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações764
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-ilegal-desconto-salarial-para-cobrir-prejuizo-sofrido-em-assalto-a-caminhao-da-empresa/985717

    Informações relacionadas

    Airton Braúna Advocacia Criminal, Advogado
    Modeloshá 8 anos

    [Modelo] Razões de apelação - Tráfico de drogas

    Vinicios e Cardoso Advogados, Advogado
    Artigosano passado

    Alvará Judicial para liberar dinheiro de falecido: uma alternativa ao inventário.

    Tatiane Raupp de Sena, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Ação de Danos Morais por Negativação Indevida com Pedido de Tutela Antecipada

    Roberto Farias, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Apelação Tráfico de Drogas

    Direito Animado, Promotor de Justiça
    Artigoshá 6 anos

    Os 3 documentos principais da Petição Inicial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)