Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    É tudo mentira daqueles americanos !...

    Publicado por Espaço Vital
    há 13 anos

    Por Afif Jorge Simões Neto,

    juiz de Direito (RS).

    Em 2009 a humanidade inteira comemorou os 40 anos da chegada do homem à lua, no lombo da Apolo 11. Minto. Desculpem, não foram todas as pessoas. Boa parte jura até hoje que tudo não passou duma empulhada. Bem produzida, é verdade, mas farsa da grossa, coisa talvez daquele diretor de cinema de Hollywood, o tal de Steven Spielberg.

    Para quem ensinou até chupa-cabra a andar de monareta pelos ares não custava nada fabricar no estúdio a histórinha do bordejo lunar na minguante.

    Pois logo após o ocorrido, isso no inverno de 1969, proseavam o Ambrósio das Neves, capataz da Cabanha Azul, dos Macedo lá de Uruguaiana, e Catulino Alves, peão da estância lindeira, a Tarumã.

    Ambrósio, adulão dos Macedo desde guaxinho, já chegou na conversa peitando o companheiro de lida bruta:

    - Escuta aqui, ô Catulino, não me diz que tu também é bocó de acreditar que aqueles homenzinhos com macacão de bombeiro e capacete igual a um aquário emborcado foram naquelas lonjuras, em viagem sem baldeação?

    Catulino - enquanto fechava um palheiro que mais parecia cardã de patrola - discordou:

    - Olha, enquanto não me derem prova e contra-prova do invencionismo, eu sigo na crença...

    E voltou à carga o Ambrósio:

    - Me admiro de ti. Vou te dar a mostra do pano. Uma, não. Duas. Primeiro, aquilo que apareceu na televisão não tinha jeito de lua. Eles estavam era mesmo pisoteando uns hectares de várzea lavrada lá pros fundos do Alegrete.

    Ambrósio fez uma pausa e acrescentou:

    - Várzea lavrada e já globeada, apenas no aguardo da plantadeira. Isso quem me disse foi o bodegueiro Zeca Bigode, que - quando caçava tatu - deu de cara com aquela gente entrouxada. A pisada que o retratista fotografou como sendo do coturno do astronauta era, na verdade, da bota Sete Léguas do Zeca Bigode, quando largava fincado pelo matagal.- Tá, mas falta a segunda... - reclamou curioso o Catulino.

    - Pois te respondo devereda. Todo o Brasil, e mais um bom pedaço de Santa Catarina, conhece a família Macedo, dona da metade de Uruguaiana, e mais léguas e léguas no Bororé, tudo terra de arroz desinfestada de inço. Pra te dar uma inópia da força do carvão de pedra dos munaias, eles compraram o sobrado do velho Fidêncio Dorneles só pra guardar os troféus que levantaram na Expointer. E ainda faltou casa!

    E cravou até o cabo o argumento fatal:

    - Raciocina comigo: se os Macedo, que são os Macedo, com todo o dinheiro que têm ensacado no banco, não foram na lua, tu acha que os americanos iriam? Baita atochada!

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações177
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-tudo-mentira-daqueles-americanos/2565431

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)