Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Economist chama Bolsonaro de demagogo e “garoto travesso”

Publicado por Jefferson Silva Costa
há 6 anos

O deputado Jair Bolsonaro poderia ser o Donald Trump brasileiro? Para a revista britânica The Economist, não.

A revista trata Bolsonaro como um “radical” e diz que ele é um “demagogo de direita”, mas descarta a possibilidade de que ele ganhe as eleições do ano que vem.

Não só ele tem uma retórica “ainda mais indecorosa” que a do presidente norte-americano, como os resultados das pesquisas eleitorais, que mostram Bolsonaro em segundo lugar, a essa altura do campeonato, são pouco confiáveis, segundo a revista.

A Economist mostra que o deputado tem apelo e uma militância fiel, embora conte com o apoio de cerca de 1/8 da população nacional, enquanto Lula é apoiado por cerca de 1/3.

Se o ex-presidente for impedido de concorrer nas eleições, a situação fica ainda mais difícil para Bolsonaro, diz a revista, já que sua rejeição é alta.

Além disso, com a melhora na economia, os brasileiros dificilmente vão apoiar uma candidatura tão radical. Além disso, o sistema de dois turnos de votação costuma esvaziar os candidatos mais extremistas, de acordo com a Economist.

Esse crescimento precoce, no entanto, serve de aviso para o centro: é preciso provar que os moderados estão “mais preparados que os extremistas para reparar os danos causados pelos políticos”, conclui a análise.

Na versão impressa, o título da análise era “Ele não é o Messias, é só um garoto travesso”, uma referência ao grupo britânico de humor Monty Python.

Link da matéria: https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/economist-chama-bolsonaro-de-demagogoe%E2%80%9Cgaroto-tr...

P.S: É evidente - dentro de uma análise de ciência política - que Bolsonaro e Lula estão no mesmo nível de colocação eleitoral. Um precisa do outro pra concorrer. Sem Lula, Bolsonaro é só mais um no meio de todo preceito utópico e não constitucional. Sem Bolsonaro, Lula é o mesmo desgastado de 2003-2012!

  • Sobre o autorOMNIA VINCIT VERITAS
  • Publicações12
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações298
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/economist-chama-bolsonaro-de-demagogo-e-garoto-travesso/519460035

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bolsonaro defende a Sociedade de Bem e não a Sociedade Irresponsável. continuar lendo

Dividir é um erro... "sociedade de bem", "sociedade irresponsável"... Quando começa uma e termina a outra? Todas tem o mesmo denominador comum SOCIEDADE!!! A sociedade de bem e a sociedade irresponsável = mesma coisa!!! Essa velha dicotomia de [bem x mal] até Alice já percebeu que não existe quando descer pela toca do coelho... continuar lendo

Pessoal com medo do Messias (é o nome dele). continuar lendo

Quando coloca a questão assim já demonstra o fundamento totalitário e autoritário que trabalha essa postura política. Medo - seja dele, por ele ou com ele - é algo que não combina com um futuro chefe de executivo eleito democraticamente... Não é medo, é receio, e busca de propósito... continuar lendo

O problema, Jefferson, é que a alternativa proposta no artigo, dá Nojo. continuar lendo

A perspectiva que dá nojo aparece quando uma pessoa eleita democraticamente e que passou mais de trinta anos no congresso de um estado democrático de direito defende justamente um processo ditatorial e uma retrogradá apostura de ditadura... Não dá para entender como um "eleito" de forma democrática fala de um "Governo Militar Democrático". Ora, não pode existir um governo democrático e militar ao mesmo tempo... Democrático = todos iguais na forma da lei. Militar = hierarquia e cargos de superioridade. A narrativa que é posta - E que se prestar atenção na matéria, foi isso o analisado - é bizarra e medonha; digna de um desenha animado. Acho que a matéria segue essa linha de análise. Obrigado senhor Francisco Albarran pelo comentário! continuar lendo

Caro Jefferson:
Bom, para você, seria um governo de esquerdistas, totalitários, "eleitos democraticamente", para depauperar o patrimônio nacional com a compra de refinarias obsoletas e superfaturadas, doações a ditadores estrangeiros, submissão a ideologia que gerou governos culpados por dezenas e dezenas de milhões de mortos e que, ao ser chutado para fora deixa um saldo de centenas de milhões de reais em déficit orçamentário e quatorze milhões de desempregados segundo as estatísticas oficiais, excluindo dessa conta aqueles que chegaram a desistir de buscar emprego formal.
Maravilhoso!
Cordiais saudações. continuar lendo

Senhor Albarran, o senhor fugiu absolutamente da temática da reportagem e da temática abordada nos comentários. Só isso já é limitador do seu comentário... enfim. Sou cientista político e analista político não irresponsável. Tenho responsabilidade no que falo e como falo. Não posso sair acusando alguém ou colocando "rótulos". Existe uma atual análise que coloca a visão de que não existe mais esquerda e direita... Essa é uma posição limitadora e simplória dentro do leque amplo de visões. Totalitarismo é muito abrangente para uma análise mais superficial - Eu estou escrevendo um artigo sobre o Totalitarismo abordado a partir do livro "1984" - e aprofundar a retórica é crucial para entender o contexto total e consequentemente o atual. Não existe essa dicotomia que esta sendo posta. Não existe bom e ruim. Lado esquerdo ou direito. Existe apenas agentes atuando no cenário politico do modo que acha mais coerente e a história diz o certo e errado. Fazendo essas posições você legitima seu comentário para uma página de uma "rede social" mais popular. Aqui, espera-se um rigor metodológico ao menos nos comentários... Um abraço e sempre é bom crescer como pessoa com o pensamento crítico do outro. Valeu! continuar lendo

Caro Jefferson:
Não fui eu quem qualificou qualquer comentarista de ter "fundamento totalitário e autoritário"; de o candidato defender "um processo ditatorial e uma retrogradá apostura de ditadura" (sic) ou de o texto ter narrativa "bizarra e medonha" (medonha vem de MEDO, aliás).
Quanto à ausência da dicotomia entre "direita" e "esquerda", peço-lhe o favor de não subestimar minha inteligência. Já dizia um sábio religioso de antanho que o maior poder do diabo é fingir que não existe. O mesmo se pode dizer dessa tal dicotomia.
Reitero, no mais, tudo que já disse.

Cordiais saudações. continuar lendo

Espero que o diabo não seja candidato e ganhe a eleição no Brasil... Talvez se fosse por um partido muito nacionalista ganhava... continuar lendo

https://istoe.com.br/a-ameaca-totalitaria/

UM ABRAÇO Albarran. continuar lendo