Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    ECT não pode impedir posse de candidato por futura inaptidão

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 7 anos

    A Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), por unanimidade, negou provimento à apelação interposta pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) contra a sentença, da 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Ji-Paraná/RO, que julgou parcialmente precedentes os pedidos de um candidato ao cargo de Atendente Comercial da ECT que objetivava tornar nula a avaliação médica que o declarou inapto para exercer o cargo pretendido.

    Em suas alegações recursais, a ECT afirma constar expressamente no edital que determinadas patologias impedem e/ou dificultam o exercício do cargo, incluindo a do autor, a espondilolistese, prevista como critério de inaptidão no Manual de Pessoal (Manpes) do órgão. Argumenta, ainda, a instituição que cabe ao Médico do Trabalho dos Correios, que goza de fé pública, avaliar a aptidão de um candidato a cargo no ECT.

    Ao analisar o caso, o relator, desembargador federal Souza Prudente, destacou que foram juntados aos autos diversos atestados médicos de ortopedistas que afirmam a normalidade de funções e a ausência de limitações do autor. O magistrado esclareceu, ainda, que o candidato realizou a perícia médica, tendo o perito concluído que, embora o autor apresente alteração da arquitetura da coluna lombar, ele se encontra apto a realizar as atividades laborais.

    Nesses termos, o Colegiado, acompanhando o voto do relator, negou provimento à apelação, reconhecendo ao candidato o direito à nomeação e posse no cargo de Atendente Comercial da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Isso porque o impedimento alegado pela empresa restringe-se à mera possibilidade de desenvolvimento futuro de alterações físicas incapacitantes ou limitativas do exercício das atividades inerentes ao cargo pretendido.

    Processo nº: 0003838-79.2012.4.01.4101/RO

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ect-nao-pode-impedir-posse-de-candidato-por-futura-inaptidao/449941209

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)