Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Edegar Pretto: Ministério do Trabalho autoriza pagamento do seguro-defeso de mulheres pescadoras

    O Ministério do Trabalho e Emprego autorizou o pagamento do seguro-defeso para as mulheres que trabalham em regime de economia familiar na atividade pesqueira no estuário da Lagoa dos Patos, na região sul do RS. O anúncio foi feito hoje pelo superintendente regional do Trabalho e Emprego, Heron de Oliveira, por determinação do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. A previsão é que a primeira parcela do pagamento seja feita em aproximadamente 30 dias. Havia o entendimento que as mulheres não poderiam receber em razão de não possuirem o documento de licença ambiental. Após parecer favorável da Advocacia Geral da União (AGU) o ministro Carlos Lupi autorizou o pagamento.

    O deputado Edegar Pretto (PT) esteve duas vezes em Brasília e discutiu com os ministros da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes e do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi a liberação do pagamento. Em agosto Lupi assumiu o compromisso de pagar, mas questões técnicas emperraram o processo. Semana passada, na Expointer, o deputado Edegar Pretto liderou grupo de representantes do Movimento de Pescadores Profissionais Artesanais do RS (MPPA) para discutir com o ministro Lupi, o pagamento do seguro-defeso. Após ouvir relato de Edegar Pretto sobre a difícil situação que as famílias enfrentam, inclusive passando fome, o ministro determinou que houvesse uma solução para o problema. Desde a criação do seguro-defeso as pescadoras recebiam o benefício, mas este ano tiveram o pagamento cancelado, sem aviso prévio, pelo Ministério do Trabalho. O seguro-defeso é o pagamento de um salário mínimo considerado o sustento das famílias durante quatro meses por ano no período em que a pesca não é permitida.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/edegar-pretto-ministerio-do-trabalho-autoriza-pagamento-do-seguro-defeso-de-mulheres-pescadoras/2831657

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)