Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Edegar Pretto participa de audiência em Viamão com críticas ao modelo de Reforma da Previdência

    O presidente Edegar Pretto (PT) participou nessa segunda-feira (20) de audiência na Câmara de Vereadores de Viamão com militantes dos movimentos sociais e sindicais, juntamente com vereadores da bancada de oposição daquele município. Durante o encontro os participantes debateram e criticaram a reforma da previdência nos moldes propostos pelo governo Michel Temer. "É um verdadeiro crime contra a população brasileira, contra as mulheres e contra toda a classe trabalhadora", afirmou Itamar Santos, dirigente da Atapiv (Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas de Viamão).

    O encontro foi aberto com a apresentação de um vídeo mostrando os principais pontos da reforma, que obrigará, por exemplo, os trabalhadores e trabalhadoras rurais a contribuírem mensalmente com 5% do valor do Salário Mínimo (ante os 2% sobre a produção bruta atual), a desvinculação do reajuste dos benefícios e pensões e aumento do tempo de contribuição e idade mínima para se requerer a aposentadoria.

    "Estamos voltando às condições de antes da década de 1980. Temos de desafiar os poderes municipais e estaduais e federações de trabalhadores, pois neste momento não tem como ficar em cima do muro: ou se está ao lado da classe trabalhadora ou contra ela. É uma luta sem siglas partidárias", declarou o presidente da Assembleia, deputado Edegar Pretto (PT), lembrando ainda que as mulheres terão de trabalhar mais dez anos com a Reforma.

    Edegar destacou também que a medida proposta, como encaminhada à Câmara dos Deputados, trará ainda muitos prejuízos aos pequenos municípios. "Viamão recebeu em 2015, cerca de R$ 93 milhões em repasses constitucionais através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No mesmo período, aposentados e pensionistas receberam R$ 383 milhões, recursos que foram para o consumo das famílias, direto para a economia da cidade. Com a reforma, que reduzirá a renda dos beneficiários, Viamão sofrerá duplamente", comparou Edegar. Para o parlamentar, os prefeitos deveriam ser os primeiros a se posicionarem contra a medida.

    Ao final do encontro, organizado pelo mandato do vereador Adão Pretto Filho, o presidente do ^Legislativo gaúcho convidou os presentes a participarem, na próxima sexta-feira, às 9h, na Assembleia Legislativa, da criação da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Pública. Também participaram da audiência militantes dos Movimentos dos Trabalhadores sem Terra (assentamento Filhos de Sepé), vereadores do PT, PDT, PSOL e o deputado federal Dionilson Marcon (PT/RS).

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/edegar-pretto-participa-de-audiencia-em-viamao-com-criticas-ao-modelo-de-reforma-da-previdencia/432805292

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)