Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Eduardo recebe Elias Gomes e define ações para Jaboatão

    há 15 anos

    O governador Eduardo Campos recebeu o prefeito do município de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, nessa quarta-feira (14/01), para discutir a execução das parcerias administrativas prioritárias entre o Governo do Estado e município nas áreas de segurança pública, infraestrutura, saúde e mobilidade. No próximo dia 09, equipes técnicas do governo e da prefeitura voltam a se encontrar para aprofundar os debates.

    O combate à criminalidade no município da Região Metropolitana do Recife tomou boa parte do encontro. Jaboatão é a segunda cidade em números de homicídios do estado (Recife é a primeira), respondendo por 11,2% do total de assassinatos de Pernambuco e 21% da RMR. O bairro de Prazeres, com cerca 185 mil habitantes (o equivalente a 28% da população da cidade), e com os maiores índices de violência da cidade, receberá, em abril, o Programa Governo Presente. A iniciativa integra ações de diversas secretarias de Estado e atua de forma preventiva no combate à violência.

    Elias teve, ainda quando prefeito do Cabo, uma experiência de ação municipal na área de segurança pública com êxito, sobretudo lá na Cohab e eu acompanhei esse trabalho. Hoje, nós discutimos todo o relato dessa área de segurança em Jaboatão. Fizemos a escolha juntos, a nossa equipe e a dele, de que o território escolhido para atuação do Governo Presente em Jaboatão será Prazeres, disse Eduardo.

    O Governo Presente foi instalado em Santo Amaro em novembro do ano passado e já apresenta resultados concretos. Há 54 dias nenhum homicídio é registrado no bairro. Antes de Prazeres, o programa chegará às localidades de Peixinhos (Olinda) e Ibura (Recife).

    Outro assunto bastante discutido durante a reunião foi o projeto de requalificação da PE-08. A Estrada da Batalha, como é mais conhecida, ganhará, até setembro de 2010, uma terceira faixa de trânsito em toda a extensão nas duas vias, um túnel, dois viadutos, uma praça de esportes e um centro cultural. A obra, contida no Prodetur Nacional, tem o valor total máximo estimado em R$ 148 milhões e prevê melhorias em seis quilômetros da pista, que liga o Aeroporto Internacional dos Guararapes à BR-101 Sul.

    A abertura dos envelopes com as propostas de preços das empresas concorrentes acontece nesta sexta-feira (16/11). O Governo também vai repassar para a Prefeitura de Jaboatão uma lista com os imóveis que serão desapropriados na reunião do próximo dia 09. "Dia 30, todos os levantamentos dos imóveis e cadastramento terão sido feitos. Determinamos que essa lista seja passada ao prefeito imediatamente para fazermos uma ação coordenada para esse processo acontecer o quanto antes. Queremos chegar a fevereiro com o contrato assinado para que possamos aproveitar ainda o final do verão e, para isso, a gente tem que fazer as desapropriações", afirmou Eduardo.

    Ainda no que diz respeito à mobilidade urbana, prefeito e governador trataram das obras dos entornos de Barra de Jangada e da Praia do Paiva. As duas localidades ganharão uma cara nova com a conclusão da Parceria Público-Privada que vai construir um complexo de casas de veraneio no Paiva e duas novas pistas de acesso, além de um binário.

    A contenção do avanço do mar, a construção das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), as obras do sistema Pirapama, a requalificação da Lagoa do Náutico, e os preparativos para o inverno também foram tema do encontro entre Eduardo e Elias Gomes.

    Após a reunião, Eduardo voltou a assegurar que os prefeitos terão tratamento igualitário por parte do Governo do Estado, independente do partido ou campo político dos novos administradores. "Temos a compreensão de que o que nos move nesse momento é um interesse maior que é o povo do estado de Pernambuco e de Jaboatão. Desde que assumi disse que era preciso cuidar de Pernambuco e deixar de lado diferenças que por ventura existam, se é que elas existem. A população deseja de cada um de nós atitudes maduras, serenas e que possamos dar as mãos pra enfrentar os problemas que estão incomodando o povo. O que nós move agora é o" mãos à obra ", fazer as coisas acontecerem, cuidar da população de Jaboatão, finalizou o governador.

    • Publicações897
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eduardo-recebe-elias-gomes-e-define-acoes-para-jaboatao/597261

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)