Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ejud ministra o curso Requisição de Obrigação de Pequeno Valor

    Nesta quarta-feira (17), no mini auditório do Fórum de Campo Grande, a Escola Judicial começou a ministrar a 1ª turma de treinamento sobre Requisição de Obrigação de Pequeno Valor (ROPV): Cadastramento e Liquidação, para capacitar 34 chefes de cartório e servidores encarregados da operação do Sistema Automatizado de Precatórios (Sapre), lotados na Capital.

    O treinamento foi uma solicitação do juiz auxiliar da Vice-Presidência, Ricardo César Carvalheiro Galbiati, em razão da vigência do Novo Código de Processo Civil e da utilização do Sistema Automatizado de Precatórios (Sapre), especialmente para que as requisições de obrigações de pequeno valor e seus pagamentos sejam realizados pelas unidades jurisdicionais de primeiro grau.

    Galbiati considera essencial a capacitação e o treinamento dos servidores lotados na área cível nos conceitos básicos de cadastramento, retenção tributária e liquidação das ROPV’s, por meio do Sapre e da legislação vigente.

    Agora, segundo o juiz, o que se espera dos servidores é que compreendam o que é uma ROPV, a utilização do sistema e principalmente que o treinamento resulte em eficiência maior no módulo de pagamento, para diminuir e evitar a ocorrência de erros, especialmente recolhimento de contribuições e imposto de renda.

    Na abertura do curso, o diretor-geral da Ejud, Des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso, ressaltou que a Escola Judicial está sempre pronta a atender as solicitações, como foi o caso da preocupação levantada pelo juiz Ricardo Galbiati.

    “Ele nos alertou que os maiores problemas na questão de precatório referiam-se a essas verbas de pequeno valor. Pedimos que fizesse uma condensação do que era necessário ser esclarecido e estamos aqui, com este curso para os servidores de Campo Grande. Posteriormente, levaremos o treinamento para polos como Dourados, Corumbá e Três Lagoas. A preocupação da Ejud-MS é bem atender o servidor do Judiciário”, afirmou o desembargador.

    Programação – Nesta quinta-feira (18), a Ejud inicia o curso de Gestão Patrimonial e Instrumentos para a Gerência de Material e Almoxarifado, realizado pela empresa Supercia Capacitação e Marketing Ltda.

    O curso possibilita mais eficiência produtiva e melhoria continuada, por meio de métodos atualizados de armazenamento, controle e distribuição de materiais, advindos de recentes metodologias ligadas às de Almoxarifado e Patrimônio.

    Na sexta-feira (19) será realizado o curso de Sistema de Controle de Documentos e Processos Administrativo-financeira – Gestão de Documentos (11ª turma), para 18 servidores. Além disso, há também o Ciclo de Palestras para 150 participantes.

    Encerrando a semana, cinco magistrados e cinco servidores participam do workshop sobre “Direito Sistêmico – As constelações Familiares no Judiciário”, sob a responsabilidade do Instituto CrerSer.

    O evento terá como palestrante o juiz da Bahia, Sami Storch, pioneiro mundial na aplicação das Constelações Familiares no âmbito judicial e vencedor da Menção Honrosa do prêmio Conciliar é Legal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2015.

    • Publicações14505
    • Seguidores739
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações151
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ejud-ministra-o-curso-requisicao-de-obrigacao-de-pequeno-valor/375721993

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)