Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    EJUS conclui curso de Direito Empresarial

    há 7 anos

    Curso foi composto de quatro aulas.

    A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) concluiu sexta-feira (14) o Curso de Direito Empresarial, ministrado em sua sede pelo assistente jurídico do TJSP Jairo Postal Junior, sob a coordenação dos servidores Walter Salles Mendes e Miguel da Costa Santos.

    Nos quatro encontros do curso foram abordados temas afetos à teoria geral do Direito Empresarial, ao Direito Societário, aos títulos de crédito e aos tipos de contratos empresariais, entre estes os que envolvem a inadimplência nas relações de consumo de veículos, como os adquiridos mediante contrato de arrendamento mercantil ou de alienação fiduciária, tão frequentes no cenário dos litígios judiciais.

    Em uma avaliação retrospectiva, o palestrante assinalou a especificidade do Direito Empresarial. “Trata-se de uma tecnologia jurídica complexa, com a qual escreventes e assistentes podem estar em contato no dia a dia forense, tanto que o TJSP, no fim do ano passado, aprovou no Órgão Especial a criação de varas especializadas, que serão instaladas em São Paulo.”

    Dentre as questões de ordem prática abordadas, ele destacou a necessidade ou dispensa da retenção do original do título de crédito na unidade judiciária após o ajuizamento da execução de título extrajudicial, tendo em vista o princípio da cartularidade, de um lado, e a ascensão do processamento eletrônico, de outro.

    De acordo com Jairo Postal, há duas correntes jurisprudenciais divergentes sobre esse tema no TJSP. Para determinados magistrados, a retenção seria dispensável; para outros, a apresentação do original da cártula e seu depósito seria a única maneira segura de evitar sua eventual circulação indevida ou fraude.

    Ele sustentou que a corrente que está ganhando mais força é aquela que exige a retenção da cártula no Ofício de Justiça. Entretanto, fez menção às Normas da Corregedoria que tratam do tema. “A CGJ faculta ao magistrado determinar o depósito do título de crédito em cartório.”

    Comunicação Social TJSP – ES (texto e fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3717
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações106
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ejus-conclui-curso-de-direito-empresarial/478626685

    Informações relacionadas

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Capítulo 15. Outros Títulos de Crédito

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    19.5 Arrendamento mercantil ou leasing

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)