Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Eleições 2018: Justiça Eleitoral realiza testes nos sistemas da urna

    há 7 anos

    Os técnicos da área de Tecnologia da Informação da Justiça Eleitoral já estão com foco nas eleições de 2018 e, durante esta semana, estão reunidos em Curitiba (PR) para realizar os testes de campo da urna eletrônica.

    De segunda (11) a sexta-feira (15), representantes do TSE, do TRE do Paraná e de outros 12 Tribunais Regionais Eleitorais (Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Tocantins) analisam o funcionamento dos sistemas de totalização e ecossistema das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas próximas eleições. A ideia é aprimorar e corrigir eventuais falhas que possam surgir.

    O teste em campo é organizado pelo TSE e reproduz as etapas necessárias para a realização de uma eleição. As etapas são executadas de forma simulada, utilizando dados fictícios, para que sejam observadas as ocorrências de eventuais falhas na operação dos programas de computadores (softwares) ou na operação dos equipamentos (hardwares).

    Segundo José Cruz, coordenador de Sistemas Eleitorais do TSE, os testes tem “importância vital para a eleição. Nós repetimos todos os anos vários testes, inclusive o teste aqui em Curitiba é um dos mais tradicionais, já acontece pela sétima vez e é o que nos garante a integridade dos sistemas para chegarmos à eleição e termos uma votação tranquila, transparente e segura”.

    A informatização do processo eleitoral é promovida por diversas unidades da Justiça Eleitoral que abrangem as áreas de cadastro eleitoral, candidaturas e partidos políticos, prestação de contas, coleta e apuração de votos, totalização e divulgação. Esses sistemas eleitorais são submetidos a diversos níveis de teste com objetivo e escopos distintos. O conjunto engloba testes específicos, de integração e de usuários finais. Esses últimos são consideravelmente críticos no processo, pois implicam a validação e homologação dos sistemas juntamente com os TREs, garantindo sua qualidade, conformidade e eficácia. Os testes conduzidos pelos usuários finais compreendem Simulados e Testes em Campo. Seu principal objetivo é validar e homologar com os tribunais eleitorais, principais usuários dessas soluções informatizadas, a entrega dos produtos de software necessários à condução das eleições.

    Fonte: Assessoria de Comunicação do TRE-PR

    • Publicações14554
    • Seguidores286450
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eleicoes-2018-justica-eleitoral-realiza-testes-nos-sistemas-da-urna/498808119

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)