Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Eleitor pode transferir e tirar título em um dos 425 cartórios do Estado

    Os 425 cartórios eleitorais de São Paulo atendem, diariamente, os eleitores que precisam tirar o título pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral, alterar dados cadastrais, fazer segunda via ou retirar certidões. Como a procura pelos serviços é sempre maior no período que antecede as eleições, o eleitor pode aproveitar essa época de movimento reduzido para regularizar sua situação eleitoral, evitando filas.

    A partir dos 16 anos, o cidadão já pode tirar o título de eleitor pela primeira vez. O documento é emitido pelos cartórios eleitorais, mediante apresentação de cédula de identidade, certidão de nascimento ou casamento, ou carteira profissional; comprovante de quitação do serviço militar (para homens com mais de 18 anos); e comprovante de endereço (todos os documentos devem ser originais). O título é entregue na hora.

    Já os eleitores que precisam transferir o título devem apresentar o título, documento oficial original e comprovante de residência; é necessário morar há, pelo menos, três meses no novo local e não ter feito outra transferência no último ano.

    Todos as zonas eleitorais estão fazendo o cadastramento biométrico não obrigatório e, por isso, é exigido agendamento prévio ao atendimento. Para consultar as cidades e agendar, acesse Agendamento; já a consulta de endereço das zonas eleitorais do Estado pode ser feita em Zonas Eleitorais. O atendimento é feito das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

    Para ser atendido sem agendamento, o eleitor pode se dirigir a um dos postos da Justiça Eleitoral instalados nas unidades do Poupatempo.

    Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

    • Publicações1932
    • Seguidores284625
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eleitor-pode-transferir-e-tirar-titulo-em-um-dos-425-cartorios-do-estado/513553477

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    Katia Lopes
    3 anos atrás

    Trafiri continuar lendo