Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Eliana Calmon diz que a corrupção está dominando tudo”

    Publicado por Espaço Vital
    há 10 anos

    Em entrevista concedida ao saite Bahia Notícias, Eliana Calmon, ex-corregedora nacional de Justiça, volta a abordar temas polêmicos e a fazer declarações fortes.

    Ministra aposentada do STJ, ela vai concorrer a um cargo no Senado pelo PSB na Bahia, depois de ter recebido (e recusado) convites do PTN, PDT, PMDB e DEM.

    Algumas de suas frases:

    * "Eu fui eleitora do PT porque sempre quis mudanças e ele tinha dois propósitos: inclusão social e ética na política. A corrupção está dominando tudo. É possível perceber, em Brasília, a degradação ética de forma muito palpável".

    * "O maior problema do Judiciário baiano não é a corrupção, é a inação. É não querer fazer, não aceitar a mudança em troca de pequenos favores, benesses. Tribunais corruptos eram o do Paraná, e o do Maranhão".

    * "Na Justiça, as coisas também pioraram, porque ela é o reflexo da sociedade. Antigamente, no STJ, os chapas brancas - candidatos escolhidos por políticos - não entravam na lista. Hoje, há uma interferência direta de políticos na escolha e isso me preocupa muito. Por isso eu estou saindo sem muita saudade".

    * "Se me perguntassem se eu queria ser presidente do STJ, eu diria que não, porque o presidente do STJ é um administrador de prédio. Eu acho que os processos de mudança estão no Legislativo".

    * "Pela legislação, eu nem posso dizer que vou ser candidata a senadora, mas como é que se faz política se a gente não diz o que quer ser? A presidente Dilma e o ex-presidente Lula estão fazendo propaganda claríssima, na televisão, de forma que esta Legislação Eleitoral é uma coisa esquisita".

    * "A relação entre o poder econômico e o poder político existe a partir da elaboração das leis. É preciso fazer regras transparentes para acabar com os grotões que são seccionados de duas formas: as pessoas ignorantes não sabem em quem votar, então você faz a troca de voto por favores, e as pessoas não tão ignorantes, que é a classe média, você engana com regras que são verdadeiros embustes. Por exemplo, Renan Calheiros dizer que, depois do movimento de junho, o Senado votou projetos espetaculares... Isso não é verdade. Eles votaram projetos pela metade, que parecem deslumbrantes, mas não são".

    * "Se eles cortarem as doações de campanha de pessoas físicas para os outros candidatos, será muito bom para Dilma. Os cofres já estão cheios".

    * "Há uma apatia do Congresso Nacional em razão destas parcerias que estão sendo feitas com o partido dominante que é o PT. Paralisa-se o Legislativo e o Executivo fica nas mãos do PMDB. É isto que estamos vendo claramente".

    * "Aqui na Bahia todos os órgãos estão cooptados: O Ministério Público, o Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas".

    A entrevista foi realizada pelos jornalistas Evilásio Júnior, José Marques e Fernanda Aragão. A íntegra da matéria pode ser lida em Bahia Notícias. Clique aqui.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações178
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eliana-calmon-diz-que-a-corrupcao-esta-dominando-tudo/113738276

    Informações relacionadas

    Associação dos Magistrados Mineiros
    Notíciashá 12 anos

    Eliana Calmon reafirma que há bandidos de toga

    Correção FGTS, Estudante
    Notíciashá 6 anos

    Advogado condenado a devolver R$ 5 milhões é afastado pela OAB por 120 dias

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)