Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Em 2018, Supremo triplicou o número de ADIs julgadas no mérito

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 5 anos

    *Reportagem publicada no Anuário da Justiça Brasil 2019, lançado nesta quarta-feira (29/5) no Supremo Tribunal Federal

    Algumas das mais impactantes decisões judiciais do país em 2018 foram tomadas no Plenário do Supremo Tribunal em julgamento de ações de controle concentrado de constitucionalidade. É o caso da contestação ao fim da obrigatoriedade do pagamento da contribuição sindical pelos trabalhadores, objeto de duas dezenas de ações. O Supremo concluiu que a Constituição permite, mas não obriga o pagamento da contribuição.

    Também foi através do controle de constitucionalidade que se decidiu que é válida a anistia dada pelo Código Florestal para os fazendeiros rurais que desmataram suas terras antes de 2008; que os pais têm o direito de educar seus filhos em casa, sem mandá-los à escola; ou, ainda, que contraria a Constituição o dispositivo do Código de Processo Penal que autoriza incondicionalmente a condução coercitiva de réus ou investigados para prestar depoimento.

    Chamou a atenção em 2018, além da relevância dos temas julgados, a quantidade. O STF fez um verdadeiro mutirão em matéria de controle de constitucionalidade. De acordo com os números da corte, em 2018 foram analisadas 351 ações desse tipo: 305 ADIs, 35 ADPFs, dez ADCs e uma ACO. Desse total, apenas 200 foram julgadas no mérito. As demais foram extintas sem julgamento de mérito — ações que perderam o objeto ou, em alguns casos, que já haviam produzido o efeito ...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11018
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações109
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-2018-supremo-triplicou-o-numero-de-adis-julgadas-no-merito/715000608

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)