Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    EM DEFESA DA DEFENSORIA PÚBLICA DE PERNAMBUCO

    Artigo da Defensora Geral, Marta Freire, publicado na Folha de Pernambuco

    há 12 anos

    A Defensora Pública Geral do Estado, Marta Maria de Brito Alves Freire, teve um artigo de sua autoria publicado na Folha de Pernambuco desta segunda-feira (25.02).

    No artigo, ela defende a relevância da atuação da Defensoria Pública e seu aspecto de essencial à justiça. Marta Freire faz um balanço de sua gestão desde 2010, descrevendo todos os programas e projetos que levaram a Instituição a bater o recorde de cerce de três milhões de atendimentos até dezembro do ano passado.

    Abaixo, na íntegra, a reprodução do artigo da Defensora Geral, Marta Freire.

    Em defesa da Defensoria Pública de Pernambuco

    Marta Maria de Brito Alves Freire*

    Iniciamos em junho de 2010 uma jornada de justificativa da Defensoria Pública de Pernambuco perante a sociedade, os demais operadores do Direito, os Poderes e as Instituições constituídas, objetivando mostrar a relevância dos serviços prestados pelos defensores, para que de modo claro e efetivo, ter ao final, o reconhecimento do trabalho por toda a população.

    Naquela ocasião, havia duas vertentes a seguir: continuávamos a fazer o mesmo - atitude que até então não apresentava resultados satisfatórios, ou investíamos num planejamento estratégico ousado, com novas metodologias de atendimento e, em consequência, resoluções rápidas dos problemas pertinentes ao nosso público-alvo, ou seja, a população menos favorecida economicamente.

    A opção seguida foi exatamente a última, ou seja, uma nova maneira de gerir a Instituição, que levou a mim e a minha equipe a criação de um Fórum permanente de Debates, o Espaço Defensor, através do qual foram criados 15 novos programas de gestão:

    Dois programas eixos - um na área extrajudicial: Defensoria Amiga da Comunidade, outro na esfera judicial: Defesa um Direito de Todos.

    Quatro Forças Especiais: Força do Júri, Força Carcerária, Força Socioeducativa , Força Emergencial, mais Quatro Programas na linha “É Legal”: Conciliar é Legal, Prevenir é Legal (área de drogas), Preservar é Legal (Meio Ambiente), Pacificar é Legal (Violência contra a Mulher). Outros.

    Quatro ações na área da Prevenção da Violência e da Criminalidade: Defensoria Amiga dos Novos Talentos (trabalhando com assistidos em situação de vulnerabilidade social. Arte Legal, Defensor = Professor / Aluno= Cidadão (aulas de cidadania à noite nas escolas públicas, Libertação pela Arte (atuando junto à comunidade encarcerada).

    Nesse biênio (2010/2012) nossa Instituição teve realmente posta em prática sua autonomia, com a execução do orçamento e a elaboração de sua própria folha de pagamento. Todo o planejamento estratégico foi rigorosamente monitorado, tendo ao final o percentual de 87% das metas estabelecidas cumpridas. A pesquisa de campo realizada pela Universidade de São Paulo junto à população pernambucana atendida, conferiu aos nossos serviços, a honrosa nota 9,1 de satisfação.

    Plantões, mutirões, acumulações de comarcas e atuação das forças nos fornecem todo dia a nítida dimensão de que somos agora, mais do que nunca, imprescindíveis para a prestação jurisdicional. São de responsabilidade da Defensoria Pública cerca de 85% dos júris da capital, da área metropolitana e do Interior do Estado. A nossa atuação se expande a cada dia, tanto no 1º grau quanto no 2º grau de jurisdição, atingindo não só o Tribunal local (TJPE) como também os Tribunais superiores (STJ e STF). Avançamos com os nossos serviços em direção à demanda da classe média.

    Por tudo que foi apresentado, fica bastante claro que ultrapassamos o nosso primeiro momento: o de justificativa da Instituição. Entramos agora, com total consciência da amplitude das nossas atribuições, na segunda etapa: A Gestão de Qualidade e Resultados, onde os defensores públicos serão capacitados, terão corrigidos e criados novos fluxos organizacionais e iniciarão o uso de peças padronizadas o que com certeza, dará mais agilidade sem jamais perder a qualidade dos serviços. Cada ato processual, cada conciliação, cada atuação extrajudicial será contabilizada a fim de registrar em números a o tamanho real da atividade do Defensor Público, enquanto agente do desenvolvimento social.

    As duas etapas são parte de uma estratégia de avanço e constituem uma realidade que não tem mais volta. O futuro nos espera, pois o nosso planejamento estratégico 2012/2014 já entrou em ação na sua execução. A entrega de notebooks introduziu, com efeito, os defensores públicos na era tecnológica.

    Ao aceitar o desafio, pela segunda vez consecutiva, de dirigir os destinos da Defensoria Pública de Pernambuco, o fiz movida pelo sentimento de ajudar o seu contingente de valorosos defensores, a galgar de forma segura, uma caminhada rumo a um merecido patamar de dignidade e reconhecimento na profissão abraçada. O caminho ainda é sofrido, novos desafios serão ultrapassados. Porém, somos vocacionados, força e coragem não vão nos faltar.

    *Defensora Pública Geral - PE

    • Publicações2131
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-defesa-da-defensoria-publica-de-pernambuco/100362706

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)