Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Em defesa dos animais e contra a Vaquejada

    No ponto 8 da Plataforma de Ação Política do Manifesto Partidário da Rede Sustentabilidade sustenta-se a “Defesa dos Direitos Animais por meio da abolição de todas as formas de crueldade contra” eles. Muitos de nós sonháticos, redeiras e redeiros de todo Brasil, tecemos e buscamos com todas as forças e fios de nossos sonhos e ideias um movimento que forjou-se numa rede sustentada também pela consciência do valor e nos direitos animais. Embalados por reflexões profundas sobre o Biocídio crescente em nosso planeta e também pelo direito à vida que todos os animais não humanos também têm, reconhecido nas discussões e declarações mundiais a respeito do tema, como o direito de não serem maltratados e de viverem livres em seus habitats, a Rede Sustentabilidade declara seu apoio à integridade física e emocional dos animais, bem como sua dignidade, tendo como fim e premissa que o respeito dos homens pelos animais está intrinsecamente ligado ao respeito dos homens uns pelos outros, o que nos permite afirmar que a Vaquejada por expor, agredir e submeter um animal ao domínio e jugo humano sem sentido e em muitos casos a ferimentos e cortes que lhe roubam a vida e a dignidade não pode ser aceito como prática cultural e natural em nossa sociedade.

    Tendo sido reconhecido pela mais alta Corte nacional a sua incompatibilidade com o respeito à natureza, portanto contra a nossa Carta Magna, e certamente como sustentabilistas numa prática de tamanha brutalidade não pode haver cultura no sentido positivo e justo, ferindo assim de morte o direito e o respeito a vida tanto de animais quanto de humanos, pois aceitar uma violência contra um animal, sem lhe respeitar o direito básico de viver é um passo para desrespeitar a vida humana, haja visto os casos alarmantes de abandonos de animais e violência contra estes, que se naturalizam em nosso convívio social e, ao mesmo tempo, se estendem também entre humanos que abandonam idosos e crianças a própria sorte, fazendo do Brasil um país de abandono tanto de animais quanto humanos.

    Assim a Rede Sustentabilidade conclama toda a sociedade para o respeito aos animais e a práticas que tornem nosso país sustentável, para estendermos essa reflexão que gera comportamento para os direitos humanos, para a justiça social, para a prática da democracia, com o intuito de erradicar a pobreza, dando-lhes saúde digna e educação crítica para que possam ser plenos de direitos e cheios de alegria em participar da comunidade humana que integra-se e se harmoniza tanto com os animais quanto com a natureza em todas as suas formas de manifestação.

    Ser Rede Sustentabilidade é nos conectar àqueles que são assim como nós, dotados do bem mais precioso que existe, sem o qual não se pode ter memória ou recordações, nem emoções, pensamentos ou até mesmo instintos, a existência e o direito a paz. Que para nós deve ser livre, com dignidade e sem sofrimento, portanto somos CONTRA a Vaquejada e desejamos que essa posição fortaleça todos aqueles que têm lutado em defesa dos direitos animais e, ao mesmo tempo, pelos humanos.

    Elo Nacional de Direitos dos Animais
    Comissão Executiva Nacional
    Rede Sustentabilidade

    Fonte: Rede Sustentabilidade

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-defesa-dos-animais-e-contra-a-vaquejada/405961907

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)