Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Em João Pessoa: MPF participa de Seminário de Apoio a Comunidades Tradicionais

    Evento organizado pela Rede de Apoio à Comunidade Tradicional e Ribeirinha do Porto do Capim terá participação de Comissão Parlamentar Federal

    há 5 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) em João Pessoa participará do evento ‘Entre Redes: 1º Seminário de Apoio a Comunidades Tradicionais’, organizado pela Rede de Apoio à Comunidade Tradicional e Ribeirinha do Porto do Capim. O seminário começa nesta quinta-feira (29) e vai até o sábado, 31 de agosto de 2019, no território do Porto do Capim, localizado no Centro Histórico da capital e terá a participação de Comissão Parlamentar Federal.

    A presença do MPF no evento ocorrerá na sexta-feira (30), a partir das 13h, com a participação do procurador da República José Godoy Bezerra de Souza na audiência pública sobre o tema ‘Iminência de Despejo no Território do Porto do Capim. A audiência será realizada no Instituto de Arquitetos do Brasil na Paraíba (IAB), no Centro Histórico de João Pessoa, e também terá a participação de representantes de Comissão Parlamentar Federal, da Assembleia Legislativa da Paraíba, da Câmara Municipal de João Pessoa e da Rede Jurídica de Apoio ao Porto do Capim, composta por integrantes do MPF, Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública Estadual (DPE), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba, (OAB-PB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade de São Paulo (USP).

    Programação - A programação do evento está dividida em três eixos: Eixo 1 – Pare, Olhe, Escute; Eixo 2 – Direito achado no Porto, e Eixo 3 – Nossa voz é resistência. No primeiro dia do seminário (29/8), haverá expedição com os parlamentares federais, estaduais e municipais pelo território do Porto do Capim, exibição de filme e noite cultural.

    Mapa das famílias - No último dia do evento, sábado (31), às 17h, será apresentado à comunidade o Mapa da Famílias do Porto do Capim, resultado de estudo coordenado pelo professor de Antropologia da UFPB Fábio Mura. O mapa mostra a localização dos vários núcleos familiares da comunidade tradicional ribeirinha que ao longo das últimas sete décadas se consolidou e se enraizou naquele território. Doutor e mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ, desde 1991, Fabio Mura desenvolve pesquisas entre os Guarani-Kaiowa e Guarani-Ñandéva de Mato Grosso do Sul.

    Tradicionalidade – O MPF atua no caso desde 2015, por meio do inquérito civil nº 1.24.000.001117/2015-16, instaurado para acompanhar a pretensão de intervenção da PMJP na área onde a comunidade tradicional ribeirinha Porto do Capim está instalada. O inquérito teve início a partir do “Relatório de Violações aos Direitos Humanos no Processo de Implantação do PAC – Cidades Históricas e PAC – Sanhauá na Comunidade do Porto do Capim”, elaborado em 2014, pelo Centro de Referência em Direitos Humanos do Departamento de Ciências Jurídicas, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

    Confira a programação

    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República na Paraíba
    Fone Fixo: (83) 3044-6258
    Celular1: (83) 99132-6751
    Celular2: (83) 99108-0933
    No Twitter: @MPF_PB




    Relacionadas
    • MPF move ação para que Prefeitura de João Pessoa (PB) paralise obras no Porto do Capim
    • Seminário sobre preservação e requalificação do Porto do Capim será realizado em João Pessoa
    • Após inspeção no Porto do Capim, órgãos expedem recomendação conjunta à Prefeitura de João Pessoa
    • MPF recomenda à Prefeitura de João Pessoa que não inicie aplicação de recursos federais em obra do Parque Sanhauá
    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações186
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-joao-pessoa-mpf-participa-de-seminario-de-apoio-a-comunidades-tradicionais/749604163

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)