Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Em meio à crise, alternativa de buscar Judiciário deve ser ponderada

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 16 anos

    Em linhas simplificadas, a operação de swap é considerada pelos economistas uma aposta nas variações das taxas de câmbio e juros, por meio do qual aquele que acerta o comportamento futuro de tais variáveis ganha, e aquele que erra, perde.

    Ao ser lançado, em 2002, diante da antevista valorização do dólar frente ao Real, abriu-se a possibilidade de aquele que operasse tal sistema lucrasse, em caso de desvalorização da moeda nacional, com perda por parte do Banco Central. E perdesse, em caso da sua valorização, nesse caso, com ganho por parte do Banco Central.

    Com a valorização do Real nos últimos anos, os investidores começaram a perder com a operação, o que provocou alteração nas suas condições, criando-se o swap reverso . Dessa forma, o Banco Central e os investidores ‘trocaram’ de posição, e o Banco Central passou de ‘ganhador’ para ‘perdedor’.

    Justamente por isso instalou-se verdadeira polêmica acerca da operação, sendo tida por suspeita por alguns, já que o próprio Banco Central, responsável pelas taxas de juros e pelas taxas cambiais, participa da operação, o que a torna, na visão de alguns, viciada.

    Tal introdução visa apenas demonstrar que a operação, por si só, é bastante polêmica e que a atual crise econômica...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11018
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-meio-a-crise-alternativa-de-buscar-judiciario-deve-ser-ponderada/166380

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)