Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Em palestra a empresários, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo fala sobre ‘Reforma Estrutural da Justiça Brasileira’

Publicado por Paulo Antonio Papini
há 9 anos

FONTE - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, apresentou hoje (24) a palestra “Reforma Estrutural da Justiça Brasileira”, no Seminário Lide – Grupo de Líderes Empresariais, que aconteceu no Pullman Hotel, em São Paulo. O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e do presidente do Lide, João Doria Júnior.

Ao abrir o seminário, Alckmin ressaltou a importância do Judiciário e os avanços que o TJSP tem implementado. “O desembargador Renato Nalini está na vanguarda ao incrementar a conciliação, que acelera os processos, beneficiando ambas as partes e evitando um longo processo judicial”, declarou.

A palestra do presidente, direcionada a 250 participantes, destacou as demandas urgentes do setor e a necessidade de uma reforma no Judiciário. “Todas as reformas são importantes, incluindo a do Judiciário, para que o País volte a crescer, volte a ser competitivo, em benefício de toda a população.” Para mudar tal cenário, o presidente mencionou a adoção de estratégias racionais de otimização na gestão, além da informatização integral para o completo abandono do papel e, por fim, a disseminação da cultura de pacificação. “Nosso objetivo é acabar 100% com o uso de papeis até janeiro de 2016”, declarou.

Outro ponto da exposição foi o excesso de demandas que chegam ao Judiciário, pois hoje o Brasil conta com mais de 100 milhões de ações judiciais em andamento. “Essa realidade transmite uma mensagem negativa ao restante do planeta, de que o Brasil é o País mais conflituoso”, disse. “Acredito que a proliferação de parcerias, onde todos são chamados a participar da administração da Justiça, acelera processos. São Paulo está na vanguarda e já somos exemplo para os demais tribunais. Somos os bandeirantes do século 21, rompendo fronteiras, alargando as frentes da cultura, do pensamento, da imprescindível mutação de paradigmas.”

Também compareceram ao evento o procurador-geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa; o secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César; o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes; o secretário municipal dos Negócios Jurídicos, Robinson Barreirinhas; a vice-presidente da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Ivete Senise Ferreira; o presidente da Gocil, Washington Cinel; o presidente do Lide Justiça, Luiz Flávio D’Urso; o presidente do Lide Bahia, Paulo Morais; o presidente do Lide Educação, Osmar Zogbi; o diretor de Relações Institucionais da EMS, Luiz Fernando Santos; os desembargadores Marco Antonio Marques da Silva e José Carlos Ferreira Alves; integrantes do Comitê de Gestão do Lide; empresários e magistrados.

  • Sobre o autorAdvogado e Professor. Mestre em Processo Civil
  • Publicações1744
  • Seguidores580
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações76
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-palestra-a-empresarios-presidente-do-tribunal-de-justica-do-estado-de-sao-paulo-fala-sobre-reforma-estrutural-da-justica-brasileira/176677196

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)