Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Em reunião na Anac, MPF defende mudança nos critérios de distribuição de slots

    Para o MPF, regulação atual pode favorecer maior concentração do mercado e aumento das tarifas

    há 5 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) participou na tarde desta quinta-feira (11) de audiência pública na Agencia Nacional de Aviacao Civil (Anac) para discutir o caminho regulatório a ser tomado na redistribuição dos slots - que correspondem ao direito que empresas aéreas possuem de pousar ou decolar em aeroportos. O MPF teme que, caso sejam mantidos os critérios para distribuição dos slots, poderá haver maior concentração em um mercado já aglutinado, atualmente dominado majoritariamente pelas empresas Latam e Gol.

    A discussão gira em torno das vagas remanescentes da empresa Avianca Brasil, que pediu recuperação judicial em dezembro de 2018 e deixou de operar após determinação da Anac, em maio deste ano, por ausência de garantias de segurança operacional. A saída da Avianca do mercado nacional deixou uma lacuna de slots no aeroporto de Congonhas, considerado de grande relevância e atratividade para investimentos, dada sua importância econômica para o eixo Rio-São Paulo, quarta maior rota aérea do mundo. Por isso, a grande disputa por suas vagas para pouso e decolagem.

    Nessa quarta-feira (10), a Avianca Brasil colocou parte de seus ativos à venda, incluindo os slots no aeroporto de Congonhas, arrematados pelas empresas Latam e Gol pelo valor total de US$ 147 milhões. A venda, no entanto, poderá ser revista pela Anac, que foi designada pela Justiça paulista como responsável por avaliar o processo de redistribuição dos slots, caso observe a possibilidade de risco concorrencial e prejuízos ao consumidor.

    Em sua fala, a procuradora da República Mariane Guimarães, integrante do Grupo de Trabalho Transportes da Câmara de Consumidor e Ordem Econômica do MPF (3CCR/MPF), reiterou posição defendida pelo MPF em recomendação de junho e solicitou que a Anac tome as medidas necessárias para evitar um duopólio em Congonhas. "Nossa preocupação é com a defesa da concorrência e do consumidor, que será beneficiado com melhores tarifas se houver maior número de operadores. Acompanharemos atentamente todo o processo e não descartamos eventual judicialização se verificarmos prejuízo ao consumidor", destacou.

    Além do MPF, participaram da reunião representantes da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Também estiveram presentes representantes do Cade, da Senacon e das empresas aéreas Azul, Gol, Latam e Passaredo.

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr
    instagram.com/mpf_oficial
    www.youtube.com/tvmpf

    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-reuniao-na-anac-mpf-defende-mudanca-nos-criterios-de-distribuicao-de-slots/731456890

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-24.2019.8.13.0024 MG

    Procuradoria Geral da República
    Notíciashá 6 anos

    MPF apresenta sugestões à Anac para melhorias dos serviços de aviação em defesa do consumidor

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)