Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Em um ano, AGU encaminha mais de 160 toneladas de resíduos para reciclagem

    há 4 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou, entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2020, mais de 160 toneladas de materiais – como papeis, plásticos, papelão e vidros – para a reciclagem.

    A coleta seletiva solidária faz parte das ações do Plano de Logística Sustentável (PLS) da AGU. Por meio dela, a Advocacia-Geral seleciona cooperativas de reciclagem para dar a destinação adequada aos resíduos. “Essas iniciativas ratificam o comprometimento da AGU com o meio ambiente, com a destinação correta desse material, bem como com toda a sociedade, pois é uma medida que colabora para gerar renda para trabalhadores formalmente organizados em associações e/ou cooperativas que têm na reciclagem a base de seu sustento”, explica a coordenadora de Logística Estratégica da Secretaria Geral de Administração (SGA) da AGU, Cristina Sisson.

    Atualmente, a coleta seletiva e a reciclagem é feita em unidades da AGU em Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. “Um grande desafio da AGU na área de resíduos é a efetivação da extensão das ações de reciclagem para as unidades descentralizadas. Onde for viável, conscientizar servidores, estimular a contratação sustentável e a logística reversa”, completa Sisson.

    A maior parte do material descartado nessas unidades– cerca de 108 toneladas – corresponde a papeis que não possuem mais valor judicial e administrativo. Nos casos desses papeis – em geral cópia de autos já digitalizados –, os descartes são realizados por meio da Comissão Permanente de Avaliação de Documental (CAD) e das Subcomissões Permanentes de Avaliação de Documentos (SubCad), que fazem o levantamento detalhado da situação do acervo e a triagem dos documentos.

    O descarte sustentável tem como objetivo dar o devido tratamento aos documentos da AGU, permitindo ganhos com o resgate célere da informação e o melhor aproveitamento dos espaços físicos, além de preservar a história da instituição e contribuir com a conservação do meio ambiente.

    Após a avaliação das comissões, os documentos são digitalizados, anexados ao Sapiens – gerenciador eletrônico de documentos utilizado pela AGU – e, por fim, encaminhados para a reciclagem. Em 2019, o descarte desses documentos permitiu que cerca de R$ 75 mil fossem destinados às associações de catadores de papeis.

    Outras medidas

    A AGU também promove, no âmbito do Plano de Logística Sustentável, ações com o objetivo de estimular o consumo consciente entre seus servidores e colaboradores, como o Ecobazar e o Natal Sustentável. Realiza, ainda, a capacitação de servidores e colaboradores na adoção de práticas de sustentabilidade e participa de projetos com órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para troca de experiências.

    A Advocacia-Geral também planeja lançar ferramentas de ensino a distância com o objetivo de capacitar membros e servidores em âmbito nacional sobre os adequados procedimentos em gestão de documentos textuais-gráficos e virtuais.

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-um-ano-agu-encaminha-mais-de-160-toneladas-de-residuos-para-reciclagem/828476523

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)