Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Em visita ao Chile, Maranhão apresenta ações de transparência da Câmara

    Presidente interino da Câmara dos Deputados também anunciou a intenção de debater reformas no Mercosul para facilitar acordos bilaterais

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, apresentou nesta quarta-feira (1º), em visita ao Chile, as experiências brasileiras para ampliar a transparência do Poder Legislativo. Ele afirmou que essas medidas devem ser baseadas na incorporação de novas tecnologias de informação.

    Maranhão chefia uma delegação brasileira que troca experiências sobre o assunto. A visita serve também como preparativo para a realização do 1º Hackathon Legislativo Mundial, evento que reunirá hackers, programadores, desenvolvedores e inventores para criar projetos que transformem informações de interesse público em soluções digitais. O evento está previsto para ocorrer entre 28 e 30 de junho, em Valparaíso, no Chile.

    Em discurso feito no Congresso chileno, Maranhão destacou que a Câmara deu início a esse processo “muito antes” da promulgação da Lei de Acesso a Informacao (12.527/11). “O esforço da Câmara dos Deputados no sentido de ampliar a transparência e de oferecer à sociedade informações sobre suas atividades e procedimentos tem-se baseado na incorporação de novas tecnologias de informação”, declarou o presidente.

    “Nesse sentido, o portal da Câmara na internet foi concebido como uma ferramenta tecnológica destinada a modernizar a atuação parlamentar e, sobretudo, aumentar a sua transparência, promovendo a interação do Parlamento com a sociedade”, disse Maranhão.

    Ele lembrou que o portal da Câmara recebe quase 37 milhões de visitas ao ano, a maioria das quais destinadas à busca de notícias sobre as atividades da Câmara, à pesquisa de conteúdo e de tramitação de proposições.

    Reformas no Mercosul
    Durante a visita ao Parlamento chileno, a comitiva brasileira, entre outras atividades, se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados do Chile, Osvaldo Andrade Lara. No encontro, Maranhão convidou Lara para participar de um seminário, no Brasil, para discutir a atualização do Mercosul.

    Waldir Maranhão considera que a experiência chilena em acordos bilaterais está abrindo novas perspectivas na economia do país e poderia ser aplicada no Brasil. O Chile tem 52 acordos bilaterais firmados, enquanto o Brasil tem essa possibilidade dificultada por uma cláusula do Mercosul. Maranhão disse ainda que pretende se reunir com o ministro de Relações Exteriores, José Serra, para tratar do tema.

    Da Redação
    Com informações da Assessoria de Imprensa da Presidência da Câmara

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-visita-ao-chile-maranhao-apresenta-acoes-de-transparencia-da-camara/344885844

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)