Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Embaixadores do Mercosul vão participar de feira do Piauí

    há 16 anos

    A Feira de Arte e Cultura da Nação Piauí, que tem espaço consolidado no calendário de eventos de Brasília, neste ano contará com a presença dos embaixadores dos países do Mercosul que pretendem conhecer as riquezas e potencialidades do Piauí, que serão mostradas durante três dias no Centro de Convenções Brasil 21, ao lado da Feira da Torre, no Distrito Federal.

    Embaixadores de países do Oriente Médio também estão sendo esperados. O evento, que tem como tema Agricultura Familiar, Negócios e Turismo , começa na próxima sexta-feira, dia 12, e será finalizada à meia-noite de domingo, dia 14.

    Apesar de dar ênfase à agricultura familiar, a feira está despertando o interesse de empresas de piauienses nas áreas da construção civil e da segurança. Um grupo de empresários de Anísio de Abreu (PI), que atua em Brasília com a venda de mármore, granito, tapes, pisos, bicicletas e eletrodomésticos, vai montar estande para apresentar os produtos e serviços aos visitantes. A Servi-San, empresa de segurança com sede em Teresina, que completou 40 anos no mercado, também participará da feira dos piauienses, onde mostrará sua história e seus serviços.

    Para a presidente da Nação Piauí, Raimunda Costa, a parceria firmada com essas empresas consolida a feira dos piauienses no Distrito Federal e demonstra a credibilidade do evento que, a cada nova edição, é elogiada entre os mais diversos segmentos da sociedade piauiense e brasiliense. "As empresas que apostaram na Feira de Arte e Cultura da Nação Piauí tiveram excelentes resultados, tanto do ponto de vista do marketing e vendas como da abertura de novas negociações em um mercado importante como o de Brasília. Com certeza, as empresas, artistas, escritores, artesãos e produtores que acreditaram no evento terão um excelente retorno", comenta.

    Ela lembrou que durante o evento haverá uma atração que vai resgatar um pouco da história dos índios piauienses, que é o desfile de moda Mandu Ladino, em homenagem a esse índio que liderou uma luta pela liberdade indígena no Estado, no início do século XVIII. O desfile, baseado na obra do escritor Anfrísio Lobão Neto, foi criado pelo cacique Natanael Monduruku e pelo artista plástico Tom Melo.

    Com uma ambientação inovadora, a feira terá moagem de cana-de-açúcar, fabricação de cachaça e farinha, pintura com mel de abelha, quebra de coco babaçu, colméia de abelhas, extração de castanha de caju e uma oficina que vai mostrar como fazer carne, lasanha e pizza de caju.

    Balandê Baião No dia 12, o espaço da feira começa a funcionar às 10 horas e a abertura oficial será às 19 horas, com a apresentação inédita do Balandê Baião e do Êita Piula, que promete ser contagiante e cheia de novidades. O grupo que dança baião é tema de um filme que já foi visto por milhares de pessoas nos Estados Unidos e em vários países da Europa. Haverá um mercado com comidas e bebidas típicas, uma praça do interior para degustação de quebra-queixo, pirulito, algodão doce, pipoca e picolé, a Fazenda Santa Alícia para a venda de galinha caipira, capote, ovo caipira, doces de caju e paçoca sem farinha, o espaço para brincadeiras, shows com artistas piauienses, saraus, desfile de moda indígena, oficinas ao vivo e lançamentos de livros.

    Para acesso será cobrado dos visitantes apenas um livro para ajudar a montar a biblioteca em comunidade de Brasília, onde moram muitos piauienses de Pedro II, numa parceria com o Projeto Casa do Saber. "Além de gerar empregos, a nossa feira vai contribuir com a inclusão social e com a leitura", acrescenta Raimunda Costa, presidente da Nação Piauí.

    Os patrocinadores da feira são os governos do Piauí e do Distrito Federal, a Secretaria da Cultura do Distrito Federal e terá como apoiadores o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, Prefeitura de Teresina, Senar, Sebrae-PI, Agespisa, secretarias do Estado do Piauí: Fazenda, Saúde, Educação, Administração, Turismo, Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), Fundação Cultural do Piauí (Fundac), Emater-PI, Piemtur, Sasc, Detran, Instituto Ability Brasil, Mega Financiamentos, Servi-San e SDR.

    • Publicações1138
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/embaixadores-do-mercosul-vao-participar-de-feira-do-piaui/359164

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)