Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Embaixadores europeus elogiam produção agrícola mato-grossense

    Seguindo com a visita a Mato Grosso, os treze embaixadores dos países que formam a União Européia visitaram o município de Sapezal (480 Km de Cuiabá) nesta sexta-feira (27.03). Eles conheceram a relação de colaboração entre índios e não índios, o modelo de produção agrícola com respeito ao Meio Ambiente, e ainda sua conseqüente distribuição de renda. A comitiva européia termina sua agenda neste sábado (28.03), em Alta Floresta.

    "Nós tivemos a comprovação que os produtores estão preocupados com a questão ambiental. O recolhimento e reciclagem de 98% das embalagens de defensivos agrícolas é impressionante", destacou o embaixador da República Tcheca, Onno Willem Corneli Hattinga van ´t Sant-Hulleman. Ele comentou ao visitar a Escola Estadual André Antônio Maggi que "os sorrisos das crianças mostram seu estado de espírito. Isto é qualidade de vida".

    Para o governador Blairo Maggi é determinante explicar a realidade in-loco a estes representantes da União Européia, o continente mais importante para o comércio de produtos mato-grossenses. Somente no segmento agrário, a Europa responde por aproximadamente 75% das exportações. "Mato Grosso não deve nada pra ninguém, estamos trabalhando de maneira transparente e queremos que eles (os embaixadores) circulem com liberdade pelo Estado e vejam o que estamos fazendo. Queremos corrigir erros do passado antes se seja tarde e comecemos a sofrer sanções" .

    Ainda sobre o modelo de produção agrária, o governador afirmou que "a agricultura está sendo praticada com sustentabilidade e gerando serviços públicos de qualidade". Surpreso com a tecnologia utilizada para o plantio e colheita de lavouras, o embaixador português, João Manuel Guerra Salgueiro, declarou que "é impressionante ver duas culturas distintas sendo plantadas no mesmo ano". Para ele este contato aproxima a União Européia de Mato Grosso.

    A mesma opinião do embaixador e chefe da Comissão Europeia em Brasília, João José Soares Pacheco. Ele é o representante das políticas comuns entre os países, como exemplo as relações comerciais do bloco. Ele lembrou o ocorrido recente com a carne bovina. "A carne de Mato Grosso é muito boa, tem qualidade. O que nós queríamos é um processo de rastreabilidade, onde tivéssemos certeza da origem do produto" , explicou sobre o embargo que o Estado sofreu. "Gradativamente este mercado está sendo ampliado".

    Para o português João José Pacheco, existe sim uma visão distorcida da grande maioria dos europeus em relação ao Brasil e a questão ambiental. Eles não possuem a dimensão do país, acreditando que as plantações de cana-de-açucar no sudeste estão desmatando a Amazônia, cita como exemplo.

    INDÍGENAS - Durante a visita a aldeia Bacaval, da etnia Paresí, a comitiva participou de uma reunião com a cacique Miriam Kazaizokairo, que apresentou a cultura e a formação do seu povo. "Nós estamos formando academicamente índios para trabalharem em nossa comunidade". Ela fez questão de mostrar aos diplomatas como o povo Paresí está independente economicamente e socialmente.

    "Temos índios formados na medicina, como técnicos agropecuários, dentistas, advogados. Estamos nessa caminhada. O povo Paresí é muito destacdo porque busca parcerias e trabalho, sempre sem esquecer nossa cultura, nossas tradições", argumentou a cacique. Ela detalhou que a aldeia onde mora é o resultado de uma missão jesuíta, onde por isso o português é a língua oficial. "Éramos proibidos de falar nossa língua materna, e ainda fomos casados entre outras etnias. Hoje nós ensinamos nossa língua na escola" .

    Cerca de 80 indígenas vivem na aldeia Bacaval, porém o povo Paresí é formado por aproximadamente 1800 pessoas. "É importante mostrar que o índio e o não índio vivem em paz aqui, com respeito. As divisas das propriedades e a área indígena é respeitada. Os jovens índios vão a escola na cidade normalmente", avaliou o governador Blairo Maggi. Questionado sobre a pavimentação da MT - 235, que liga Campo dos Parecis a Sapezal, o gestor foi enfático ao dizer que "só estamos esperando a licença ambiental. Já estamos com o projeto pronto e três empresas licitadas para executar a obra".

    A comitiva ainda é formada pelos embaixadores da Bélgica, Claude Misson, Dinamarca Christian Albert Konigsfeldt, Eslováquia, Branislav Hitka, Finlândia, Ilpo Ilmari Manninen, França, Antoine Pouillieute, Hungria, Csaba Pólyi, Itália, Michele Valensise, Polônia, Jacek Junosza Kisielewski, e Suécia, Annika Markovic. Acompanharam ainda a comitiva em Sapezal, o secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Alexander Torres Maia, e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan.

    • Publicações7690
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/embaixadores-europeus-elogiam-producao-agricola-mato-grossense/970736

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)