Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Emenda Constitucional dos Precatórios é questionada no STF

    Foi promulgada em 09/12/09 e publicada no Diário Oficial da União de 10/12/09 a Emenda Constitucional nº 62, que institui regime especial de pagamento de precatórios pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.

    Com menos de uma semana de vigência, a emenda constitucional já é objeto de ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal. A ação foi promovida pela OAB e por outras entidades da área jurídica. Segundo os autores da medida judicial, a emenda significa um ataque ao Estado de Direito, pois legaliza o calote e estimula a corrupção.

    A mudança das regras de pagamento dos precatórios permite que Estados, Distrito Federal e Municípios realizem leilão, no qual o credor poderá propor descontos para receber os valores. Quem discordar, segundo o presidente da OAB, poderá levar no mínimo 30 anos para receber na Justiça.

    A ADI foi protocolizada às 16h de hoje, com ampla cobertura da imprensa.

    Para conhecer a íntegra da emenda questionada no Supremo, clique aqui .

    Veja Também: 26/11/2009 - Câmara muda regras para pagamento de precatórios 6/11/2009 - Plenário da Câmara aprova PEC dos Precatórios 6/6/2008 - Votação da PEC dos precatórios fica para a próxima quarta-feira

    • Publicações934
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/emenda-constitucional-dos-precatorios-e-questionada-no-stf/2037038

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)