Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    EMENDA PARLAMENTAR PRETENDE GARANTIR OBRAS DE REESTRUTRAÇÃO DO CAPUERJ

    A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Comte Bittencourt (PPS), fará um emenda parlamentar ao Orçamento de 2013 para a realização de obras de reestruturação no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, o Cap-Uerj. A decisão foi anunciada em uma audiência pública, realizada nesta quarta-feira (26/09), no auditório do colégio, no Rio Comprido, zona Norte do Rio. Outro ponto de destaque debatido no encontro foi a questão da falta de funcionários efetivos no Cap, que, atualmente, mantém metade de seu corpo docente e 38 servidores técnicos administrativos com contratos temporários. Educação é uma política permanente. Portanto, contratos temporários só cabem em situações emergenciais, sublinhou o parlamentar.

    Bittencourt pontuou ainda que uma escola tradicional, "que forma alunos e professores, não pode ter seu alicerce fincado em profissionais temporários, que não criam vínculos. Trata-se de uma realidade altamente preocupante, alertou. Após denúncia da Associação de Pais e Professores do colégio, a comissão comprometeu-se a cobrar do Executivo, através de uma representação no Ministério Público Estadual (MP-RJ), melhorias para o prédio do Cap. O parlamentar visitou a unidade, onde viu goteiras no teto e notou a falta de um refeitório e de manutenção periódica nos elevadores.

    Segundo o diretor do instituto, Lincoln Tavares Silva, o local não possui condições adequadas de acessibilidade e as salas de aula são impróprias para certas atividades. Não possuímos salas adequadas para os departamentos e as reuniões, e o auditório é pequeno para uma escola desse porte, complementou. Segundo o deputado Robson Leite (PT), que é membro da comissão, a situação do colégio é inaceitável. O Governo do estado, junto à Universidade do Estado do Rio (Uerj) e sua reitoria, deve ter a sensibilidade para solucionar este problema. A educação teve um avanço significativo graças à inserção de professores concursados, e o Cap-Uerj não pode ser a exceção a essa importante regra, decretou.

    Já para o deputado Paulo Ramos (PDT), também membro da comissão, o instituto é um exemplo de superação, pois, mesmo diante de uma situação precária, possui altos índices de aprovação nas avaliações de ensino.

    (Texto de Rodrigo Stutz)

    • Publicações17683
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/emenda-parlamentar-pretende-garantir-obras-de-reestrutracao-do-capuerj/100074657

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)