Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Empresa de ônibus deverá pagar indenização por danos morais à família de vítima fatal de acidente

    há 11 anos

    A decisão foi tomada pelos desembargadores que fazem parte da 2ª Câmara Cível do TJAM, que mantiveram a indenização durante mutirão.

    A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) manteve integralmente sentença de 1º grau contra uma empresa de ônibus, concedendo indenização por danos morais no valor de R$ 200 mil, pela morte de um motociclista ocorrida em 2007. A decisão foi unânime, conforme voto do relator, desembargador Wellington José de Araújo, na sessão da última segunda-feira (24).

    No processo nº 0239317-55.2008.8.04.0001, o Juízo da 9ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho condenou ainda a empresa Viação Cidade de Manaus ao pagamento de pensão equivalente a um terço do salário mínimo desde a data do acidente, em 14 de julho de 2007, dia em que a vítima completaria 65 anos, por danos materiais.

    A empresa condenada apelou da decisão, mas teve o recurso negado pela 2ª Câmara Cível, que o considerou meramente protelatório. No mérito, o relator afirma que "as provas constantes nos autos não deixam margem a dúvidas quanto à responsabilidade da apelante pelo dano causado", como demostrado por laudo de peritos e declaração de testemunha.

    Quanto à indenização por danos morais, o relator afirma em seu voto que "o valor originário de R$ 200.000,00 mostra-se em total consonância com os princípios da razoabilidade e proporcionalidade" e cita decisões semelhantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    Em relação ao valor da pensão, Wellington Araújo diz em seu voto que a magistrada de 1º Grau "observou os parâmetros fixados pela jurisprudência nacional, mormente emanada do STJ", e que "os tribunais brasileiros já firmaram posicionamento acerca da presunção de dependência econômica em famílias de baixa renda, sendo desnecessária a prova de que a vítima sustentava seus pais".

    A decisão foi tomada no mutirão da 2ª Câmara Cível desta segunda-feira (24), em que foram julgados 54 processos de um total de 71 pautados. Outros 14 foram adiados e entrarão na pauta da próxima sessão. Outros mutirões da câmara estão marcados para os dias 29 de julho e 26 de agosto.

    Patrícia Ruon Stachon

    TJAM

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Corregedoria: (092) 2129-6672

    Telefones

    Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações213
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-de-onibus-devera-pagar-indenizacao-por-danos-morais-a-familia-de-vitima-fatal-de-acidente/100580200

    Informações relacionadas

    Fernando Faccio, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    O que fazer em um acidente de trânsito?

    Rodrigo Guerin, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Acidente de Trânsito: O que fazer?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)