Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Empresa é proibida de realizar cobranças indevidas

    O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) obteve liminar que obriga a Viação São Jorge, empresa de transporte urbano, a parar de cobrar dos empregados, principalmente dos cobradores, diferenças de passagens, sob a acusação de que o valor que deveria ser repassado não bate com a quantia contida na sacola, entregue ao final das viagens. A decisão foi dada pela juíza Veruska Santana Sousa de Sá, da 2ª Vara do Trabalho de João Pessoa.

    Na ação civil pública, assinada pelo procurador do Trabalho Paulo Germano, é pedida a condenação da São Jorge em R$ 800 mil por danos morais coletivos. No processo, ele cita casos em que os empregados dividiram o valor da dívida para evitar a demissão de um colega.

    Com a liminar, a empresa de ônibus também está proibida de expor os nomes dos empregados em quadro de avisos com a suposta diferença a ser paga e nem os ameaçar de demissão caso não arquem com o prejuízo.

    A companhia, pertencente ao Grupo Econômico A. Cândido, terá ainda que realizar o registro correto dos expedientes de trabalho, conceder intervalo mínimo de 11 horas consecutivas entre duas jornadas e pagar adicional noturno. E deve melhorar as condições de higiene dos banheiros dos empregados.

    Em caso de descumprimento, será aplicada multa de R$ 5 mil por empregado prejudicado. O valor será revertido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
    • Publicações30288
    • Seguidores632636
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-e-proibida-de-realizar-cobrancas-indevidas/232632175

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)