Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Empresa metalúrgica e trabalhadores chegam a acordo na sede do TRT

    Por Ademar Lopes Junior

    Terminou em acordo a audiência da Seção dos Dissídios Coletivos do TRT-15, conduzida pelo desembargador Henrique Damiano, na tarde desta segunda-feira (12/11), e que colocou frente a frente a Federação dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (FEMCUT) - juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Oficinas Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico, Siderúrgicas, Automobilísticas e de Autopeças de Taubaté, Tremembé, Caraguatatuba, Ubatuba, São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra, Lagoinha, Natividade da Serra, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão – e a Tecnoamérica Indústria e comércio Ltda.

    As partes se conciliaram, depois de 10 dias de paralisação. Pelo acordo, a empresa se compromete a conceder reajuste salarial de 8% a partir de primeiro de setembro de 2012, autorizada a compensação de eventuais reajustes semelhantes por ocasião da Convenção Coletiva da categoria. O pagamento das diferenças decorrentes do reajuste salarial se dará no dia 20 de dezembro de 2012.

    O acordo prevê também a compensação de 10 dias de greve, conforme escala elaborada pela empresa, sendo quatro sábados seguidos em 2012, a partir de 24 de novembro até 15 de dezembro deste ano, e os demais após as férias coletivas, em sábados alternados. A todos também a empresa vai conceder garantia de emprego e salário por 60 dias, ressalvados os casos de justa causa e demissão voluntária.

    A empresa se comprometeu ainda em pagar 2 DSRs (descanso semanal remunerado) e, também, cumprir os termos da Lei 6.019/74 (que instituiu o regime de trabalho temporário). Ela salientou que, "não obstante os termos do acordo, na sua visão sempre cumpriu a Lei 6.019/74".

    O Ministério Público se manifestou parcialmente favorável ao acordo, excluindo a cláusula referente ao cumprimento da Lei 6.019/74, "já que se trata de obrigação prevista em documento legal".

    • Publicações8277
    • Seguidores631994
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações131
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-metalurgica-e-trabalhadores-chegam-a-acordo-na-sede-do-trt/100182153

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)