Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Empresa multada pelo Inmetro continuará no Cadin

    há 14 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) manteve, na Justiça, o registro da empresa Caramuru Alimentos S/A no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) - banco de dados onde são registradas pessoas físicas e jurídicas que têm débitos com órgãos e entidades federais.

    A empresa foi multada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) por não atender as normas impostas pelo instituto. Como a empresa não pagou o auto de infração teve seu nome incluído no Cadin.

    A Caramuru Alimentos solicitou à Justiça a exclusão do seu registro, alegando que o Inmetro não teria competência para autuá-la. Segundo ela, portarias do Poder Executivo não poderiam criar normas de conduta e ao mesmo tempo estabelecer sansões.

    A Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) argumentou que as normas foram editadas para regulamentarem dispositivos legais e não para criar novas regras de conduta. Defendeu, ainda, que a Resolução nº 11/88 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) autoriza o Inmetro a expedir atos normativos metrológicos bem como autos de infração.

    A 15ª Vara Judiciária do Distrito Federal acatou os argumentos da PRF1 e manteve o registro da empresa no Cadin.

    A PRF1 é uma unidade da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU.

    Bruno Lima

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações238
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-multada-pelo-inmetro-continuara-no-cadin/2000255

    Informações relacionadas

    Brasil Foods é multada em quase R$ 5 milhões por descumprir decisão

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)