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2 de Maio de 2024
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    Empresas têm de provar origem de oxidação de celular, diz MPcon

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 13 anos

    O presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPcon), José Augusto de Souza Peres Filho, disse que as empresas desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor quando, nos casos em que a placa do telefone oxidou, não apontam a origem da oxidação.

    O Código de Defesa do Consumidor, diz ele, exige que seja provada a culpa do consumidor para que o fornecedor se exima da responsabilidade de trocar o aparelho. O presidente observou que, todos os anos, os mesmos modelos de celular concentram os casos de oxidação, o que levanta a suspeita de que a culpa não seja do consumidor.

    José Augusto, que participa de audiência na Comissão de Defesa do Consumidor, elogiou ainda a iniciativa de autorregulação do setor, proposta pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

    A reunião ocorre no plenário 8.

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    Em uma parceria da comissão com a Agência Câmara, os internautas podem participar do debate fazendo perguntas para os convidados pelo e-mail pergunte@câmara.gov.br.

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    Tempo real: 16:32 - Motorola: 0,53% dos consertos de celulares demoram mais de um mês

    16:20 - Nokia e Sony Ericcson apontam queda no número de queixas

    16:01 - Indústria diz que reclamações sobre celulares caíram

    15:49 - Celular é produto campeão de reclamações desde 2006, diz ministério

    15:18 - Internautas podem participar de audiência sobre celulares

    15:10 - Começa audiência para discutir problemas em aparelhos celulares

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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresas-tem-de-provar-origem-de-oxidacao-de-celular-diz-mpcon/2671574

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