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17 de Junho de 2024
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    Enccla convida agências de publicidade para parceria em campanha de combate à corrupção primária

    Agências interessadas devem se manifestar até 7 de abril pelo e-mail enccla@mj.gov.br

    há 7 anos

    A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) recebe até esta sexta-feira (7) manifestações de agências de publicidade interessadas em atuar de forma voluntária na produção e divulgação de uma campanha de prevenção primária à corrupção. A Enccla é uma rede de articulação que reúne órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público para a formulação de políticas públicas voltadas ao combate da corrupção e da lavagem de dinheiro.

    A iniciativa faz parte de uma das ações estratégicas (Ação 6) definidas pelo movimento para 2017. A Ação 6 visa consolidar propostas de prevenção à prática da corrupção fomentando a integridade social e a educação para a cidadania. Para isso, uma das propostas é desenvolver uma campanha de conscientização que atinja todo o país.

    “Experiências internacionais de enfrentamento efetivo à corrupção mostram que é imprescindível focar na prevenção primária. Ir à causa raiz da corrupção, por meio de programas educacionais, é a única forma de construir uma sociedade formada por pessoas menos suscetíveis a serem corrompidas. É esse o ponto que motiva a Ação 6”, explicam os coordenadores da ação no convite público direcionado a agências de publicidade.

    A Ação 6 é coordenada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com auxílio da Secretaria de Governo e colaboração de todas as entidades integrantes da rede. Representam o Ministério Público Federal a procuradora da República Maria Cristina Manella Cordeiro (PR/RJ) e a procuradora regional da República Ana Paula Mantovani Siqueira (PRR1).

    A Campanha – Um dos objetivos da campanha publicitária a ser desenvolvida é despertar a reflexão na sociedade sobre a importância do comportamento honesto, responsável, respeitoso, justo, empático e cidadão, como instrumento de prevenção à corrupção. A ação de comunicação também deve suscitar o debate sobre a corrupção do cotidiano, ou seja, como a flexibilização de regras de convivência social e pequenos atos de corrupção leva à massificação dos comportamentos transgressores e caminham, pela frouxidão gradual dos freios morais, aos grandes atos de corrupção.

    Além disso, são propósitos da campanha despertar a responsabilidade individual e coletiva na defesa do interesse público; aproximar atores públicos e privados para que apoiem e participem da ação; divulgar edital de seleção de programas educacionais e de formação de boas práticas de prevenção primária à corrupção; e divulgar boas práticas e bons projetos de prevenção primária à corrupção.

    A criação, produção e veiculação da campanha serão pro bono. A campanha terá abrangência nacional, e as agências poderão fazer uso das peças como forma de divulgação de sua marca, bem como inscrever a campanha em premiações e outras formas de divulgação a serem acordadas.

    O convite da Enccla está aberto a qualquer agência que tenha interesse em colaborar. As manifestações de interesse devem ser enviadas até o dia 7 de abril de 2017 para o e-mail enccla@mj.gov.br. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones (61) 3366-9272 ou (61) 98201-8386 (Telegram), da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público.

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