Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Encontro aborda execução de pena

    há 14 anos

    Dentro das atividades do 83º Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, o titular da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal e Territórios, juiz Luís Martius Holando Júnior, falou hoje, dia 21 de maio, em Belo Horizonte, sobre “Justiça em Execução”. Em sua palestra no período da manhã, sustentou a importância de o Poder Judiciário ter controle do número de presos condenados e daqueles em regime provisório para acompanhamento. Assim, os magistrados vão ter instrumentos para a gestão da execução da pena.

    Em Brasília, o juiz esclareceu que ele tem a sua disposição um sistema que lhe proporciona diversas informações, como o tempo de cumprimento de pena, aqueles que cumprem restrições de direito de liberdade, livramento condicional, expedição do alvará de soltura eletrônico, entre outros. Trata-se do Sistjweb.

    “A partir dos dados, é possível levantar o perfil de cada apenado para traçar políticas efetivas de segurança pública, além de propiciar um controle da população carcerária. Tais informações vão até permitir ações visando incluir o apenado na sociedade, após o cumprimento da pena”, sustenta.

    O sistema, segundo o juiz, interage com o mantido pelo Estado. “Tais informações otimizam tanto o trabalho do magistrado quanto do servidor.” Há informações úteis também para advogados e Ministério Público, o que elimina a perda de tempo. Há uma tela de consulta para o público externo, com informações como dias e hora de visita. Nas unidades prisionais, foram instalados totens de autoatendimento, que disponibilizam extratos com informações, entre elas, tempo de pena cumprida, regime cumprido e tempo que falta para cumprimento. Essas informações podem ser acessadas também pelo sentenciado.

    Funcionamento

    Os atos processuais são executados digitalmente no Sistjweb, o que facilita o acesso a dados e permite que qualquer documento seja emitido na hora. “É uma forma transparente para a fiscalização de todos os atos pelo sentenciado e pela própria sociedade. Os relatórios podem até gerar dados com prognósticos de término de pena, o que é uma segurança para o juiz, uma vez que será evitado que alguém cumpra pena além da fixada”. O Sistjweb pode ser importado por qualquer Tribunal, pois é uma plataforma simples e de fácil adaptação a qualquer sistema informatizado.

    O juiz acentuou que é necessário que todos os magistrados propiciem aos presos escolhas. “Daí a importância da valorização da informação. A questão do trabalho e do estudo também deve ser levada em conta. Se pudermos, porque não buscarmos vagas de trabalho ou estudo para os apenados? Hoje, conseguimos 1.392 vagas de trabalho e 1.132 de estudo em Brasília. Não vamos mudar o pensamento deles, mas podemos propiciar condições para serem inseridos na sociedade”, finalizou.

    Hoje à tarde, a partir das 14h30, será realizada no 83º Encontro de Presidentes uma palestra sobre conciliação em precatórios, com foco na implementação da Emenda nº 62. O assunto será abordado pelo juiz Ramom Tácio de Oliveira, da Central de Conciliação de Precatórios (Ceprec) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Às 18h, será divulgada a Carta de Belo Horizonte, que vai reunir entendimentos e propostas surgidas neste Encontro.

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

    TJMG - Unidade Goiás

    (31) 3237-6568

    ascom@tjmg.jus.br

    • Publicações11204
    • Seguidores1724
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações70
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/encontro-aborda-execucao-de-pena/2199249

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)