Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Encontro debate a internacionalização de pequenos negócios

    Ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa participa do evento na sede do Sebrae Nacional

    há 11 anos

    Brasília - Começa no próximo dia 11, em Brasília (DF), a reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA), que vai debater a promoção de política públicas para garantir a internacionalização das micro, pequenas e médias empresas. O evento, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, será aberto às 9h pelo presidente da instituição, Luiz Barretto, pelo ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, e pela secretária executiva para Desenvolvimento Integral da OEA, Sherry Tross.

    Organizado pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa e pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Integral da OEA, o evento vai focar em três grandes temas: a importância dos pequenos negócios e das médias empresas no comércio internacional; desafios e março regulatório para a internacionalização dos empreendimentos de micro, pequeno e médio porte; e instrumentos para a internacionalização das micro, pequenas e médias empresas.

    O ministro Guilherme Afif Domingos vai propor durante a reunião a criação de um mercado internacional para as micro e pequenas empresas de línguas portuguesa e espanhola. O objetivo é garantir que micro e pequenos empreendimentos do Brasil, da América Latina, do Caribe, da Espanha, de Portugal e da África lusófona possam celebrar acordos bilaterais, que garantam condições desburocratizadas para importar e exportar.

    A proposta brasileira vai defender a necessidade do processo aduaneiro ser simplificado para assegurar que micro e pequenas empresas possam se aproximar e realizar negócios de acordo com o porte, observado apenas os limites de faturamento definidos pela legislação.

    Para permitir a criação do Simples Internacional, o ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa vai defender a necessidade de ser criada uma logística adequada para as empresas de menor porte, a fim de garantir o tráfego dos bens e o direito de se beneficiarem de impostos reduzidos, conforme definidos em lei.

    A intenção do Simples Internacional é garantir que uma micro ou pequena empresa do interior do Brasil possa relacionar-se livremente com uma similar do interior da Argentina, Espanha, Portugal, Costa Rica ou de Angola para realizar qualquer tipo de transação, tanto na área de comércio quanto na de serviços. "O futuro do emprego no mundo está no crescimento das micro e pequenas empresas. E, para possibilitar que elas possam cumprir o papel que lhes cabe, de gerar emprego e renda, é fundamental simplificar a vida do segmento", afirmou o ministro.

    Serviço:

    III Diálogo Interamericano de Altas Autoridades para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs)

    Dias 11 (abertura, às 9h) e 12 de novembro

    Local: Sebrae Nacional - Brasília - DF

    Avenida L-2 Sul (SGAS) 605 - Cj A - Asa Sul

    Contato: Tel: (61) 3348 7100

    Mais informações:

    Assessoria de Imprensa Sebrae

    (61) 2107-9300

    (61) 2104-2770/2769/2766

    (61) 3243-7851

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores230
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/encontro-debate-a-internacionalizacao-de-pequenos-negocios/112084230

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)