Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Encontro discute atuação da Defensoria Pública junto aos movimentos sociai

    há 8 anos

    A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais sediou na sexta-feira, dia 4, e no sábado, dia 5, o I Encontro Nacional da Defensoria Pública com os Movimentos Sociais. Aberto às 9h, no auditório da DPMG, o evento, promovido pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), com apoio da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), e da Defensoria Pública-Geral, teve como objetivo estreitar os laços entre os defensores públicos e os movimentos sociais, de forma a possibilitar uma atuação voltada para a coletividade e ao atendimento das demandas dos diversos grupos vulneráveis representados por esses movimentos.

    Da esquerda para a direita: O vereador Adriano Ventura; presidente do Colégio de Ouvidorias Gerais de Defensorias Públicas, Alderon Costa; cantor e compositor Tico Santa Cruz; presidente da Anadep, Joaquim Neto; diretor de Articulação Social da Anadep e vice-presidente da Adep-MG, Heitor Baldez; presidente da Adep-MG; Eduardo Generoso, a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard e a vereadora Elaine Matozinhos

    Na abertura, a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, citou o papa Francisco: ”Os pobres não só padecem injustiça, mas também lutam contra ela!”, para dizer que, na “sociedade brasileira, a reprodução da desigualdade social não só existe em virtude de um passado distante, como a escravidão ou a origem portuguesa no tocante a colonização, mas também é reproduzida diariamente e por meios modernos”.

    Christiane Neves Procópio Malard acrescentou que “a Defensoria Pública é um instrumento social capaz de articular as diversidades em prol de uma sociedade mais igualitária”. E ressaltou que não é papel da Defensoria Pública reproduzir posições, mas sim criar para seu público alvo as condições para que sejam inseridos em um discurso público apto a garantir direitos. Uma verdadeira construtora de pontes”.

    Grupos foram formados para debater os temas do encontro

    O cantor, compositor e ativista social, Tico Santo Cruz, fez a palestra de abertura do evento, ocasião em que contextualizou a importância dos movimentos sociais no momento político que o país atravessa, com o aprofundamento das contradições e o risco de supressão das garantias e liberdades individuais. E criticou o projeto de Lei 2016/15, que tipifica o crime de terrorismo.

    Na parte da tarde, os participantes dividiram-se em grupos que discutiram os temas: Conflito urbano / População de rua / Hippies; Conflito /agrário / Comunidades Quilombola / Desigualdade Racial / Socioambiental; Pessoa privada de liberdade / Egresso / Familiares de presos; Saúde / LGBTT; Idoso / Infância / Deficientes / Mulheres em situação de violência.

    De acordo com o diretor de articulação social da ANADEP e vice-presidente da ADEP-MG, Heitor Baldez, com este evento as associações pretendem estreitar os laços entre os defensores públicos e os movimentos sociais, de forma a possibilitar uma atuação voltada para a coletividade e ao atendimento das demandas dos diversos grupos vulneráveis representados por esses movimentos.

    O presidente da ADEP-MG, Eduardo Generoso, ressaltou que o encontro permite a integração dos defensores públicos com os movimentos sociais, “o que trará bons frutos para a defesa do cidadão brasileiro”, destacou.

    A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, participou do encerramento, no sábado, dia 5, quando a socióloga e ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia, Vilma Reis, falou sobre as lutas ligadas aos direitos de mulheres, crianças e população negra. Segundo Reis é por meio dos movimentos sociais que a Defensoria Pública vai acessar e ampliar as suas tarefas com a sociedade brasileira.

    Fonte: Ascom/DPMG (07/03/2016)

    • Publicações7681
    • Seguidores48
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/encontro-discute-atuacao-da-defensoria-publica-junto-aos-movimentos-sociai/312032122

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)