Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    ENEJE: em Brasília, servidores discutem assuntos de interesse da Justiça Eleitoral

    O SINJUSPAR enviou dois representantes dos servidores paranaenses para participarem do Encontro Nacional dos Servidores da Justiça Eleitoral - ENEJE, no último sábado, dia 5, em Brasília (leia detalhes da escolha dos delegados aqui, aqui e aqui).

    O evento foi uma iniciativa da FENAJUFE (que congrega os sindicatos representativos dos servidores do Poder Judiciário da União) e organizado para discussão dos interesses específicos dos servidores do segmento.

    Marco Canever, filiado lotado no cartório da cidade de Rebouças, foi um dos delegados do SINJUSPAR, inscrito como servidor do interior do Estado. Segundo seu relatório, o ENEJE foi um evento de caráter consultivo (sem poder de decisão), de cujas discussões resultaram na elaboração da Carta de Brasília, documento este que servirá de orientação para as ações da FENAJUFE em prol dos servidores da Justiça Eleitoral. "Assuntos importantes da categoria foram discutidos intensamente, como se deve! Temos muita informação para repassar aos servidores e muito trabalho a ser feito. Foi uma valorosa iniciativa da Fenajufe realizar o evento e um grande esforço do Sinjuspar enviar dois delegados."

    Fabio Kotani, lotado no cartório da 178ª Zona Eleitoral, foi o outro delegado enviado na condição de servidor da capital paranaense. Segundo sua avaliação, o evento demonstrou que a mobilização existe e que as decisões são tomadas de forma democrática no âmbito sindical. Mas também ressaltou que, sendo a participação do sindicato proporcional à sua representatividade, é preocupante que o Paraná tenha capacidade de eleger poucos delegados para as decisões. Finalizou afirmando: "Foi minha primeira experiência sindical. Vi que a atuação está intimamente vinculada a participação dos servidores. Quanto mais filiados, maior a força do sindicato. Vou dar o primeiro passo e me filiar ao Sinjuspar, e contribuir no avanço da entidade que me representa."

    Na oportunidade, foram debatidos assuntos como as estratégias para aprovação do Projeto de Lei 7027/2013 (cria cargos e atribui FC-6 às chefias de cartórios eleitorais), a análise do PA do TSE que prevê a criação de mais cargos para a Justiça Eleitoral (394 cargos para o Paraná), o banco de horas institucionalizado e o pagamento horas extras em período eleitoral, o recadastramento biométrico e a terceirização da atividade-fim da Justiça Eleitoral, e por fim a movimentação dos servidores (remoção, permuta e redistribuição).

    Temas gerais de toda a categoria também foram debatidos, como o calendário de mobilização já aprovado pela FENAJUFE, a estratégia da entidade na campanha salarial, as propostas de criação de carreiras exclusivas e a PEC 59/2013.

    No ato, houve aprovação da realização de um ato nacional de paralisação dos cartórios eleitorais no dia 9 de abril, em apoio ao PL 7027/2013, que atualmente tramita na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público - CTASP. Outras manifestações estão previstas no calendário definido na última Reunião Ampliada da Fenajufe.

    Outros informes serão publicados oportunamente.

    • Publicações1403
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações140
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eneje-em-brasilia-servidores-discutem-assuntos-de-interesse-da-justica-eleitoral/115395542

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)