Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Energia elétrica Projeto proíbe cobrança da taxa para a religação

    Projeto de lei do deputado José Lobo proíbe a cobrança da taxa de religação de energia elétrica, que ele considera uma medida abusiva colocada à disposição das concessionárias de energia, mas que se revela cada dia mais uma prática excessivamente injusta.

    A respeito do tema, o líder da bancada do PCdoB na Assembléia Legislativa firma que já houve apreciação judicial, no Estado do Mato Grosso, de uma Ação Civil Pública que julgou abusiva a taxa e proibiu a sua cobrança. O Ministério Público de São Paulo tem o mesmo entendimento, havendo ações judiciais propondo a extinção dessa cobrança.

    O projeto de lei prevê também a redução do prazo de 48 horas para 24 horas ocorrer a religação em caso de ocorrer corte. Segundo Lobo, a diminuição do prazo vem ao encontro do princípio da eficiência no serviço concedido e da própria dignidade da pessoa humana.

    Para muitas pessoas já é extremamente difícil pagar as contas em dia, inclusive, as de serviços básicos essenciais à qualidade de vida. Quando, por dificuldades econômicas, vêem-se impossibilitadas de pagá-las, como no caso da conta de água e energia elétrica, a taxa de religação torna-se mais um impedimento no sentido de agravar-lhes a condição.

    Lembra Lobo que o serviço de energia elétrica é concessão do poder público, considerado pela sua natureza serviço essencial. A empresa concessionária reiterada vezes efetua cortes no fornecimento dos serviços, afrontando a Constituição Federal .

    Assim - ressalta Lobo - ante a prática de ilegalidade no interrupção dos serviços essenciais, apresenta-se razoável que a empresa concessionária do serviço de energia elétrica deixe de cobrar a taxa de religação, primeiro pelo aspecto sócio-econômico e, depois, por ser um ato fruto de ilegalidade.

    O direito a energia elétrica é um bem de necessidade social que deve estar ao alcance de todos, sendo de extrema importância na vida cotidiana de qualquer cidadão, seja ele rico ou pobre.

    Como se não bastasse a humilhação de trabalhar durante um mês por um salário indigno do seu esforço, no final do mês tem o fornecimento de energia elétrica suspenso e para ter este serviço de volta é obrigado a pagar uma pesada taxa de religação, que muitas das vezes pode ser superior ao valor da conta em atraso.

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações103
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/energia-eletrica-projeto-proibe-cobranca-da-taxa-para-a-religacao/1177496

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)