Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Energia elétrica

    José Nelto realiza audiência pública em Cavalcante e consegue compromisso da Celg de beneficiar mais de duas mil famílias na região.

    O deputado José Nelto, líder da bancada do PMDB na Assembleia, realizou audiência pública para debater a falta de energia elétrica nos municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás, sobretudo no território Calunga. O evento, que aconteceu na sexta-feira, 24, na Feira Coberta de Cavalcante, debaixo de chuva forte, reuniu prefeitos, vereadores, lideranças e centenas de populares dessas três cidades.

    A mesa dos trabalhos, presidida pelo deputado, estava assim formada: diretor nacional do Programa Luz Para Todos, Aurélio Pavão de Farias; diretor regional de Distribuição de Energia Elétrica da Companhia Energética de Goiás (Celg), Francisco de Assis Soares; prefeito de Cavalcante, João Pereira Neto; prefeito de Teresina de Goiás, Josaquim Miranda; presidente da Câmara Municipal de Cavalcante, Sival Alves Borges; vice-prefeito de Monte Alegre, Manoel Edeltrudes Moreira; vereador por Monte Alegre, Tibúrcio Avelino Costa Filho; e vereador por Cavalcante, Henis Max Moreira dos Santos.

    José Nelto fez avaliação positiva da audiência pública. “O diretor nacional do Programa Luz Para Todos, Aurélio Pavão, e o diretor de Distribuição de Energia Elétrica da Celg, Francisco Soares, trouxeram boas notícias, ou seja, a assinatura de contrato no valor de R$ 29 milhões, para beneficiar 2011 famílias de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre com energia elétrica”, enfatizou.

    Francisco de Assis Soares confirmou que o contrato para beneficiar 2011 propriedades nos três municípios já está assinado. “Vamos realizar a licitação agora em maio e as obras deverão iniciar em setembro ou outubro próximos.”

    Ele adiantou que a conclusão das obras está prevista para 2017, lembrando que das 2011 famílias beneficiadas, 834 são calungas. “Trata-se do maior valor de investimento do Programa Luz para Todos já contratado até hoje”, ressaltou.

    Os prefeitos dos três municípios, bem como os vereadores, cumprimentarem o deputado pela iniciativa, haja vista que muitas da famílias fizeram inscrição na Celg há mais de dez anos e até hoje não receberam o transformador em suas casas.

    Lideranças comunitárias, representantes das comunidades calungas, expuseram as dificuldades por que passam em razão da falta de energia elétrica em suas moradias.

    Presidente do Sindicato Rural de Cavalcante, Rosa Machado deixou evidente a urgente necessidade de instalação de rede de energia elétrica em algumas comunidades, como a dos calungas. Ela manifestou a expectativa em conseguir ver realizada a reivindicação das mais de 2 mil famílias de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre.

    Os representantes do Programa Luz Para Todos e da Celg manifestaram a determinação para que todas as famílias que estão com suas inscrições nas mãos e as que ainda poderão se inscrever sejam contempladas o mais rapidamente possível.

    As Prefeituras de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre colocaram uma sala à disposição da Celg para as famílias que desejarem fazer suas inscrições. Pavão e Soares disseram que todas as inscrições já feitas, inclusive as que já tem mais de dez anos, estão valendo e terão prioridade no início das obras.

    O gerente do Banco do Brasil na região, anunciou o financiamento de equipamentos para geração de energia elétrica, somente a produtores, com juros subsidiados, através do FCO e do Pronaf. Também discutiram a possibilidade de energias renováveis alternativas, ao exemplo da solar.

    O representante do Luz para Todos, Aurélio Pavão, declarou que o Governo Federal já tem projeto adiantado para conceder isenção de impostos para empreendedores dispostos a utilizar energia solar. José Nelto adiantou que tem projetos nesse sentido para apresentar na Assembleia Legislativa, inclusive sobre o Fundo Soberano das Águas.

    O deputado ficou de acompanhar atentamente a realização da licitação, programada para este mês de maio, bem como do início das obras. Também assumiu compromisso de realizar nova audiência pública, em Cavalcante, em maio, para debater a questão da telefonia no município, que fica sem comunicação no período chuvoso.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações130
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/energia-eletrica/209461962

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)