Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Enquete TJCE: 57% dos internautas são favoráveis à guarda compartilhada de animais

    há 6 anos

    Durante a última semana, 284 internautas responderam à enquete do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Eles foram indagados se concordam com a decisão da Justiça paulista que dá competência para as Varas de Família daquele Estado decidir sobre guarda compartilhada de animais.

    Um percentual de 57% (162 votos) dos participantes são favoráveis à medida. Justificaram que os pets podem ser considerados como membros da família e nada mais justo que, em caso de separação, a guarda seja compartilhada. Já 38% (109 Votos) não concordam. Para eles, por mais que os animais domésticos tenham o seu valor junto à família, o Judiciário brasileiro não deve demandar esse tipo de ação. Outros 5% (13 votos) não têm opinião sobre o assunto.

    A decisão foi tomada pela 7ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. A ação chegou à Segunda Instância porque um juiz de 1º Grau havia decidido que o Juízo de Família e Sucessões não tinha competência para cuidar desse tipo de demanda sob o argumento de que a questão tem natureza cível.

    Para o desembargador José Rubes Queiroz Gomes, relator do processo, já que a lei não prevê como resolver conflitos entre pessoas em relação a animal adquirido com a função de proporcionar afeto, não riqueza patrimonial, deve o juiz decidir de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

    Já está disponível, no Portal do TJCE, a nova enquete: Em junho, a Lei Seca completará 10 anos de vigência. Você acredita que os motoristas ficaram mais conscientes com a legislação?

    • Publicações12454
    • Seguidores180
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações82
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/enquete-tjce-57-dos-internautas-sao-favoraveis-a-guarda-compartilhada-de-animais/582959524

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)