Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Entidades assistenciais não têm imunidade tributária de ICMS cobrado de seus fornecedores, decide STF

    Decisão unânime seguiu entendimento da Procuradoria-Geral da República

    há 7 anos

    Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que entidades filantrópicas não possuem imunidade tributária de ICMS cobrado de seus fornecedores (contribuintes de direito) e a ela repassado como consumidora (contribuinte de fato). O entendimento firmado no julgamento desta quinta-feira, 23 de fevereiro, do Recurso Extraordinário (RE) 608872, com repercussão geral, seguiu manifestação da Procuradoria-Geral da República.

    Em parecer enviado ao STF, a PGR destacou que a Constituição prevê imunidade das entidades assistências apenas quanto ao pagamento do ICMS incidente sobre bens adquiridos e destinados ao ativo fixo da própria instituição e os comercializados pela entidade. No caso de aquisição de insumos e medicamentos na qualidade de consumidora a entidade não há imunidade, ficando obrigada a pagar o imposto. “Pode-se concluir que as entidades de assistência social, ainda que suportem o ônus financeiro do tributo, não são parte da relação jurídico-tributária e, por isso, quando na condição de contribuintes de fato do ICMS incidente sobre mercadorias e serviços, não têm direito à imunidade”, sustentou.

    Entenda o caso – O recurso foi interposto pelo Estado de Minas Gerais contra acórdão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que reconheceu a imunidade tributária da instituição Casa de Caridade de Muriaé – Hospital São Paulo, em relação ao ICMS embutido nas operações de aquisição de insumos, medicamentos e serviços inerentes ao funcionamento da instituição hospitalar. A decisao do TJ/MG baseou-se no entendimento de que não é possível que entidade filantrópica suporte o ônus financeiro do tributo.

    Seguindo parecer da PGR, os ministros deram provimento ao recurso.

    Assessoria de Comunicação Estratégica do PGR
    Procuradoria-Geral da República
    pgr-noticias@mpf.mp.br
    (61) 3105-6400/6405


    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entidades-assistenciais-nao-tem-imunidade-tributaria-de-icms-cobrado-de-seus-fornecedores-decide-stf/433363823

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)