Entidades começam a receber donativos arrecadados na 3ª Gincana Ecológica e Solidária do Poder Judiciário
Os donativos arrecadados na 3ª Gincana Ecológica do Poder Judiciário A Solidariedade como Base da Sustentabilidade, já beneficiaram 13 entidades que desenvolvem atividades sociais junto a pessoas carentes. A comissão organizadora da ação tem à frente a desembargadora presidente do TJPA, Raimunda Gomes Noronha, estando a vice-presidente, desembargadora Eliana Abufaiad na Coordenação Geral, e a desembargadora Maria Rita Xavier na Coordenadora de Arrecadação das Doações e Distribuição.
O objetivo da gincana do TJPA é promover ações de integração, relacionamento e solidariedade no TJPA, incentivando a cooperação e a prática de ações sociais; além de desenvolver programas educativos dos projetos constantes da Agenda TJPA Socioambiental. Poderão participar das atividades, magistrados, servidores (ativos e inativos), além de terceirizados que atuem nas unidades do Poder Judiciário.
A tarefa solidária de arrecadação de alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal, toalhas, lençóis, fraldas descartáveis infantis e geriátricas, roupas, calçados, dentre muitos outros, começaram a ser arrecadados pelas equipes concorrentes no dia 4 de junho, quando a terceira edição da Gincana foi lançada oficialmente pelo TJPA.
Até esta quarta-feira, 13 entidades beneficentes já haviam sido beneficiadas com as doações arrecadadas entre magistrados e servidores. São elas: Comunidade Shalon, Centro Comunitário Providência, Creche São Francisco de Assis, Centro Pará Vida, Centro Nova Vida, Abrigo João de Deus, Associação Caminheiros do Bem, Comunidade Carinha de Anjo, Instituto Pobres Servos da Divina Providência, Projeto Girassol, Espaço de Acolhimento Provisório Infantil, Comunidade Sementes do Vento, Igreja Batista Nacional Missionária.
Doação de sangue e de cabelos humanos
Além da arrecadação de alimentos e materiais de higiene, toalhas, lençóis, calçados, fraldas descartáveis, dentre outros, a Gincana estimula também, através de tarefas que devem ser cumpridas pelas cinco equipes participantes, a doação de sangue, para o Banco de Sangue do Hemopa, e de cabelos humanos, para atender vítimas de escalpelamento. As equipes devem apresentar o máximo de doadores, somando mais pontos a que contabilizar o maior número de doadores de sangue e somar o maior quantitativo de cabelos humanos.
Os participantes estão divididos em cinco equipes: Equipe Vermelha (Edifício Sede); Equipe Amarela (Fórum Criminal /Secretaria de Gestão de Pessoas, incluindo Serviço Médico e Odontológico); Equipe Verde (Fórum Cível, Informática - lotados no prédio do Fórum Cível, Departamento de Documentação e Informação, Arquivo Público e almoxarifado da Cidade Velha); Equipe Azul (Juizados Especiais, Escola da Magistratura, Varas da Infância e Juventude, Casa de Justiça e Cidadania, Ouvidoria Agrária e CEIJ); e Equipe Laranja (Fóruns e Juizados Especiais de Icoaraci e Mosqueiro, Comarcas de Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Izabel do Pará e Justiça Militar, podendo entrar outras Comarcas).
Também foram distribuídas tarefas culturais, que deverão ser cumpridas no dia da confraternização geral dos participantes da Gincana, 22 de junho, como representação de peça teatral tendo como tema uma das lendas amazônicas, podendo atuar apenas servidores e magistrados; preparar um prato típico da culinária paraense; e obter doações de livros jurídicos a serem destinados para a Biblioteca do TJPA, sendo que esta última tarefa poderá ser cumprida até o dia 22.
As gincanas do Poder Judiciário acontecem desde 2010. No ano passado foram incluídas tarefas de responsabilidade ambiental, que resultou, entre outras ações, na arrecadação de 14 toneladas de papel para reciclagem e de kits de limpeza e higiene que foram doadas a várias entidades sociais.
Todos os detalhes da gincana estão disponíveis no site do TJPA http://www.tjpa.jus.br/aconteceNoTJ/2012/Gincana_2012_atualizado_em_04_05_2012.pdf. (Texto: Marinalda Ribeiro e Vanessa Vieira)
0 Comentários
Faça um comentário construtivo para esse documento.