Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Entidades contábeis fazem reunião com SEF sobre Substituição Tributária do ICMS

    As entidades contábeis de Santa Catarina CRCSC, Sescon Blumenau, Sescon Grande Florianópolis, Sescon SC e Fecontesc solicitaram uma reunião com o diretor de Administração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda, Carlos Roberto Molim, para solicitar a revisão de alguns itens que vem sendo implantados na fiscalização das operações de substituição tributária do ICMS.

    Estavam presentes na reunião: o conselheiro do CRCSC, José Mateus Hoffmann; o presidente do Sescon GF, Fernando Baldissera, acompanhado do diretor Walmor Mafra; o vice-presidente do Sescon Blumenau, Jefferson Pitz, acompanhado do diretor Wilson Krueger; os diretores do Sescon SC Adilson Bachtold e Cleomir Haroldo Portes; o diretor da Fecontesc Renato Caldas e o presidente do Sindicont Litoral (Balneário Camboriú), Silvio Ribeiro.

    Por ser a Substituição Tributária um regime pelo qual a responsabilidade pelo ICMS devido em relação às operações ou prestações de serviços é atribuída a outro contribuinte, os representantes dos profissionais de Contabilidade de todo o Estado, responsáveis pela gestão tributária nas empresas, enfatizaram a necessidade de divulgar que essa fiscalização está focada na empresa remetente, fornecedora de produtos para empresas localizadas em Santa Catarina, e não as empresas destinatárias, ou seja, aquelas que recebem a matéria-prima ou componentes. Estamos fazendo um trabalho na empresa substituta, que está fora do Estado, mas se for infrutífera a ação daí sim chegaremos à empresa substituída, esclareceu Molim.

    Os profissionais da Contabilidade apontaram vários detalhes a serem aperfeiçoados no sistema, como o cálculo do tributo, o agrupamento de todas as notas recebidas em um único DARE, exclusão das indústrias da lista, entre outras ações de apuração e processamento de informações.

    O diretor da Fazenda, acompanhado de dois auditores fiscais que atuam na área, disse que vai analisar os pedidos, mas lembrou que toda operação exige uma sistematização e por isso inicia com uma carga grande, mas depois os procedimentos vão sendo melhorados. Tentamos sempre adequar às demandas dos contribuintes e oferecer com clareza as informações, disse ele.

    As entidades contábeis também solicitaram outras ações, como utilizar os dados do Sintegra para filtrar e excluir as notas fiscais com CFOP de não incidência, ume estudo para adoção da NF-e voltada para o consumidor em substituição ao ECF, a revisão das alíquotas do ITCMD pois são bem diferentes dos estados vizinhos e ainda a possibilidade de importação das notas XML do site da Secretaria, já que houve bloqueio na importação acima de cinco notas fiscais.

    Todos os pleitos foram registrados e serão respondidos pela equipe da Secretaria da Fazenda.

    Os representantes das entidades saíram satisfeitos da reunião, pois conseguiram esclarecer vários pontos e ainda marcaram para primeira quinzena de dezembro a realização do Fórum das Entidades Contábeis com a Fazenda, a ser realizado na sede do CRCSC, em Florianópolis.

    • Publicações3153
    • Seguidores29
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entidades-contabeis-fazem-reuniao-com-sef-sobre-substituicao-tributaria-do-icms/112084402

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)